Vereador Cabo Renato pede que Saev realize o desassoreamento do sistema de captação do Marinheirinho

O Vereador Cabo Renato Abdala encaminhou à Saev Ambiental a indicação N.º 167/2022, solicitando que a autarquia providencie na maior brevidade possível o desassoreamento da Bacia de Acumulação do Sistema de Captação do Marinheirinho.

Abdala explica, em sua justificativa, que um dos principais problemas que afetam os rios e lagoas, é o assoreamento. “Neste processo ocorre o acúmulo de areia no fundo dos rios, e com isso os mesmos passam a suportar cada vez menos água, podendo provocar enchentes em épocas de grande quantidade de chuvas, além da perda da capacidade de atender amplamente a demanda populacional que cresce a cada ano”, disse.

O parlamentar sugere ainda que “empresas que comercializam areia para construção civil, dentre outros fins poderiam utilizar suas máquinas em parceria com o Poder Executivo para promover o desassoreamento da represa mencionada, visto que, estamos próximos de um período de chuvas intensas, e com o desassoreamento, a captação de água será maior”.

Outro pedido do parlamentar, a indicação N.º 170/2022, é para que a Secretaria Municipal de Planejamento, promova estudos que viabilizem a abertura de via pública para interligar os Bairros Parque Boa Vista I e II e Jardim Carobeiras.