Vereador Thiago Gualberto sugere oferta de testes vocacionais para alunos do ensino médio da rede pública✍✅

O vereador Thiago Gualberto apresentou, por meio da Indicação Nº 279/2022 na sessão da Câmara desta segunda-feira (9/5), uma sugestão que busca auxiliar a vida de muitos jovens que esbarram na indecisão ou falta de orientação na escolha do curso ou mesmo profissão a seguir. Ele pede que a Prefeitura, através da Secretaria competente, promova estudos que viabilizem a oferta de testes vocacionais gratuitos aos alunos do ensino médio da rede pública de ensino.

Em sua justificativa, Thiago aponta que, por conta da indecisão, jovens fazem escolhas que não os deixam satisfeitos e realizados. “De fato, a profissão a seguir e a faculdade a cursar é uma das decisões mais difíceis do jovem”, destaca.

Ainda segundo o vereador, o teste vocacional não tem por finalidade definir qual profissão os alunos seguirão, mas fornecerá dados que os auxiliem na escolha das áreas em que têm mais afinidade segundo suas habilidades e qualidades, esclarecendo dúvidas e quais os melhores meios para irem em direção à realização profissional.

A indicação também leva em consideração que o prefeito Jorge Seba anunciou uma possível sala de preparação para concursos e vestibulares à comunidade, onde se enquadraria a oferta de testes vocacionais para os alunos do ensino médio da rede pública de ensino. “Assim daremos a esses jovens uma oportunidade de escolherem algo em que tenham aptidão ou inclinação”, afirma Thiago Gualberto.