História: Vereador Meidão apresenta projeto para denominação de avenida Coronel Felício de Carvalho✍️✅✅

O vereador Mehde Meidão Slaiman Kanso, decano da Câmara Municipal de Votuporanga, apresentou na sessão legislativa da última segunda-feira (16/5), o projeto de Lei Nº 61/2022, que busca homenagear com nome de avenida um dos pioneiros da nossa região. O texto propõe a denominação de Avenida Coronel Felício José de Carvalho, a atual Avenida Marginal A, localizada no Loteamento Vila Carvalho I, registrado no Cartório de Registro de Imóveis e Anexos sob a Matrícula nº 59.315, nesta cidade.
CORONEL FELÍCIO JOSÉ DE CARVALHO
“A criação da Vila Carvalho como a conhecemos se iniciou na década de 1920, quando o Sírio Hassen Hajar Suleiman, naturalizado brasileiro como Felício José de Carvalho, chega em nossa região vindo da cidade de Barretos.
O Coronel Felício José de Carvalho que emprestou seu nome à Vila que antecede a fundação de Votuporanga, mas, que pertence ao Município. Era advogado e foi membro da Guarda Nacional, sendo que, o título de Coronel que ostentava, não era apenas designação pela posição que ocupava, fato comum na sociedade. Felício tinha patente militar assinada pelo Marechal Hermes da Fonseca.
No ano de 1800 o local já era habitado, mas, somente recebeu o nome de Vila Carvalho depois que as terras foram compradas por Felício José de Carvalho, que tinha a intenção de fundar ali uma cidade.
Essas terras foram compradas de uma família de sobrenome Reginaldo, segundo relata seu filho. A família era grande e não havia uma maneira das terras serem divididas. Então, as terras foram adquiridas aos poucos por Felício e foi contratado um engenheiro para realizar as divisões.
Ao se mudar para Vila Carvalho, José Felício Carvalho construiu uma igreja, montou um coreto e doou 8 alqueires de terra para o Bispado de Rio Claro. Logo ao lado da capela ainda existe um cruzeiro datado de 1925.
Na vila ele também montou uma pousada para receber os andantes, em sua maioria boiadeiros e viajantes que transitavam pela antiga Estrada Boiadeira, pois, ainda não existia por aqui a ferrovia, sendo essa estrada o acesso mais rápido de Barretos até a barranca do Rio Paraná.
Segundo seu filho Abdo Carin Carvalho, por ali passavam boiadas vindas dos Estados de Goiás e Mato Grosso para o frigorífico de Barretos.
Vários habitantes que ali residem contam histórias da época de seus pais ou avós, relatando que o local era frequentado por peões, índios e viajantes quase sempre armados por estarem muitas vezes passando pela região.
O Coronel Carvalho também conquistou para a vila um posto de policiamento para evitar a violência que se instalava no local. Tal atitude, segundo relatos de seu filho, foi um dos motivos pelo qual ele fora assassinado no ano de 1929, sendo que, seu corpo foi enterrado no cemitério daquela vila. Após essa trágica perda toda a família do Coronel Carvalho se mudou do local e as terras foram ocupadas por moradores que ali residiam.
Em razão da decadência da Estrada Boiadeira que foi substituída pelo transporte ferroviário e pelos comboios de caminhões de grade, aquele povoado deu lugar a Votuporanga. Entretanto, no ano de 1937 a Vila Carvalho era mais povoada que a nova cidade. Para regularizar os imóveis existentes naquela vila, várias ações foram realizadas pelo Poder Público, onde recentemente foi concedido aos moradores suas respectivas escrituras.
Hoje o local também está sendo dotado de obras de infraestrutura para dar melhor qualidade de vida aos seus moradores.
Por ser um dos grandes pioneiros de nossa cidade, entendemos ser extremamente justa a homenagem que ora prestamos ao Coronel Felício José de Carvalho, com a denominação de uma via pública na Vila Carvalho, objetivando assim, que sua memória seja preservada junto as presentes e futuras gerações”, descreve o projeto de Meidão que seguirá para avaliação das comissões.