Justa homenagem: Câmara de Votuporanga aprova projeto de denominação de Praça Nair Martins da Cruz✍️✅✅

A Câmara Municipal de Votuporanga aprovou na 17ª Sessão do ano, na última semana, o projeto de lei Nº 53/2022, de autoria do vereador Valdecir Lio de denominação de Praça Nair Martins da Cruz. A via está localizada no Loteamento Jardim Barcelona, registrado no Cartório de Registro de Imóveis e Anexos sob a Matrícula nº 26336, nesta cidade. Na sessão desta segunda-feira (23/5), familiares da Dona Nair estiveram na sessão, onde receberam uma cópia do projeto legislativo.
HISTÓRICO
NAIR MARTINS DA CRUZ, nasceu no mês de setembro no dia 03 de 1944, na cidade de Guaraci SP. Com 6 anos de idade foi morar em Rubinéia SP, onde cresceu e com 21 anos casou-se com Antônio Luciano Sobrinho, natural de Votuporanga e foram morar em Mato Grosso do Sul.
Na década de 70 veio para Votuporanga com seus 5 filhos e grávida da caçula, a princípio residiram na rua Guaporé n° 458 entre as ruas Pernambuco e Avenida Brasil no bairro Santa Luzia, onde ela fazia serviços braçais em fazendas da região: Fazenda Orlando Mastrocola, fazenda Maria Cristina, fazenda A. B entre outras.
Após 1 ano depois seu esposo veio à abandona-la com seus 6 filhos ainda pequenos. Ela continuou a trabalhar nas fazendas para sustentar seus filhos, nas lavouras de café, nas arrancas de amendoim, na carpa de arroz, na quebra de milho, na colheita de algodão etc.
Até que surgiu o loteamento 14° hoje chamado de bairro Pozzobon, onde comprou um lote na Rua Antonio Galera Lopes n° 2960 (2 quadras após o mini hospital), onde ali os filhos foram criados por ela sozinha.
No ano de 1993 passou por uma grande dor, com a perda de seu 2° filho, vítima de câncer, o mesmo deixou um casal de filhos, os quais foram abandonados pela própria mãe, cabendo a está mulher guerreira a responsabilidade de criar os netos com idade de 1 e 3 anos, os quais ela cuidou e educou com esmero, até conduzi-los com orgulho ao altar para o matrimônio.
Ela, permaneceu no mesmo endereço até seus 73 anos de vida, falecendo no ano de 2017 no dia 12 de setembro, deixando uma grande família, 5 filhos, 13 netos e 5 bisnetos, que são comerciários e empresários nesta cidade.
Em nome de todos os familiares peço que a senhora Nair Martins da Cruz seja homenageada por sua história de vida, pois, foi uma mulher guerreira, trabalhadora, honesta e que contribuiu e contribui através de seus descendentes com o desenvolvimento desta querida cidade acolhedora.