Daniel David pede reajuste dos repasses do SUS aos hospitais filantrópicos e mostra preocupação com impacto de proposta de aumento salarial

O vereador Daniel David utilizou parte de seu tempo de fala na tribuna, durante a sessão da Câmara desta segunda-feira (23/5), para expor a sua preocupação sobre a saúde financeira da Santa Casa de Votuporanga e dos hospitais filantrópicos caso seja aprovada uma proposta de reajuste salarial dos profissionais de Enfermagem que é discutida em Brasília. O vereador diz ser a favor da valorização dos trabalhadores da Saúde, mas teme que as Santas Casas absorvam todo o impacto financeiro, sem que o Governo Federal colabore.
Daniel comentou sobre a mobilização nacional “Chega de Silêncio”, em que os hospitais pedem que os repasses pagos pelo SUS para procedimentos sejam revistos. “É muito justo os profissionais de enfermagem terem seus reajustes salariais. Só que o impacto financeiro não pode cair todo sobre os hospitais filantrópicos. Estamos lutando para uma reposição junto ao SUS. A Santa Casa de Votuporanga passará a ter quase R$ 2 milhões por mês de impacto financeiro, já que o valor do salário pago aos profissionais será dobrado. Hoje, o custo enxergado pelo Ministério da Saúde para os procedimentos não é o que ocorre dentro do hospital. Vou trazer em breve os números sobre o tão pouco que é pago. Hoje, a Santa Casa já é deficitária em R$ 1 milhão por mês. O Governo terá que fazer algo”, comentou.
A Santa Casa, referência para mais de 50 cidades no Noroeste Paulista, já se manifestou publicamente a favor deste movimento nacional que visa despertar a importância de um melhor reconhecimento financeiro pelos serviços prestados pelo único hospital que atende o SUS em Votuporanga.