TÍTULO DE CIDADÃO VOTUPORANGUENSE Delegado da Polícia Federal Rogério Galloro

De autoria do vereador Mehde Meidão Slaiman Kanso, a Câmara de Vereadores concedeu na noite desta terça-feira (9/8) em sessão solene o Título de Cidadão Votuporanguense ao delegado da Polícia Federal, Drº Rogério Augusto Viana Galloro, de tradicional família da cidade. O Delegado Federal Rogério Galloro é atualmente Assessor Especial da Presidência do Supremo Tribunal Federal. Foi Assessor Especial da Presidência do TSE (2019/2020) e Secretário Nacional de Justiça do Ministério da Justiça (2017) quando presidiu o CONARE e o CONATRAP. Como delegado sênior da Polícia Federal Brasileira, ocupou o posto mais alto da instituição, o cargo de Diretor-Geral, em 2018. Antes disso, foi Diretor Executivo e responsável por diversas áreas, como controle de imigração, prisão de fugitivos, cooperação internacional, controle de segurança privada (presidente da CCASP), comando de operações especiais, aviação tática e operacional, patrulha de fronteira e guarda costeira, e a coordenação do planejamento de inteligência, segurança e operações da Copa do Mundo FIFA 2014 e das Olimpíadas e Paralimpíadas Rio 2016.
Ingressou na Polícia Federal em 1995, onde ocupou cargos como Adido de Polícia na Embaixada do Brasil em Washington DC 2011/2013, Diretor de Administração e Logística Policial 2009/2011, Superintendente Regional no Estado de Goiás 2007/2009, Delegado Regional Executivo da Superintendência Regional do Estado de Pernambuco 2007, Chefe da Divisão de Passaportes 2002/2007, Chefe do Grupo de Inteligência Policial – Estado de São Paulo 2000/2002, Chefe do Grupo de Combate às Drogas – Estado de São Paulo 1998/2000. Ao longo de sua carreira, ele também foi Instrutor da Academia Nacional da Polícia (Imigração) e desenvolveu habilidades em relações internacionais, controle de adoção internacional de crianças, documentos falsificados, combate ao tráfico de pessoas, segurança transnacional do MERCOSUL, gestão de crises no transporte aéreo, repressão às drogas, fronteira controle na América do Sul e lavagem de dinheiro.
Galloro também foi representante da Polícia Federal do Brasil na ICAO – Organização de Aviação Civil Internacional, e coordenou o projeto brasileiro MRTD (documento de viagem legível por máquina). Foi Presidente da APALA – Grupo Latino-Americano de Adidos de Polícia nos EUA durante 2012/2013. Foi eleito Secretário Executivo da AMERIPOL em 2018. Publicou o ensaio “Ir e vir no mundo globalizado – o passaporte como instrumento de garantia e constrangimento dos direitos dos cidadãos: um estudo histórico sobre o passaporte brasileiro”. É autor do artigo Polícia Judicial não é Polícia Judiciária, publicado na Revista Eletrônica do CNJ de dez/21.
Galloro é mestrando em Direito pela UNICEUB, possui Especialização em Relações Internacionais pela UnB, MBA em Gestão de Políticas de Segurança Pública pela FGV e Bacharelado em Direito pela UNIRP, além de inscrição na OAB/SP (122.847). Ele é ex-aluno da Harvard Kennedy School em Segurança Nacional e Internacional.
Representou o Brasil em mais de 35 países e em organizações como a ONU, OEA, EUROPOL, AMERIPOL, IATA, IBERPOL, IACP, Em setembro de 2017, na Assembleia Geral da INTERPOL em Pequim, foi eleito membro do Comitê Executivo como Delegado para as Américas para o período 2017/2021. “Possui uma extensa lista de trabalhos em prol à nação Brasileira e é um filho de nossa terra, sendo agora merecidamente reconhecido por esta Câmara Municipal, através de nossa iniciativa”, destacou o vereador autor da homenagem, Meidão.