Por iniciativa de Sueli Friósi, Câmara concede homenagem ao AME de Votuporanga pelos 15 anos de atuação

A sessão da Câmara Municipal da noite desta segunda-feira (19/12) foi marcada por uma justa homenagem ao AME (Ambulatório Médico de Especialidades), que em 2022 completou 15 anos de atuação em prol da saúde da população votuporanguense e da região. A inciciativa do Voto de Congratulação partiu da vereadora Sueli que parabenizou em sua fala todos os diretores, corpo clínico e colaboradores que fizeram o serviço ocorrer com qualidade por todos esses anos.
HISTÓRIA DO AME E SERVIÇOS
O AME foi inaugurado no dia 7 de dezembro de 2007, sendo o primeiro Ambulatório Médico de Especialidades do interior do Estado de São Paulo, que foi possibilitado através da assinatura do Contrato de Gestão firmado entre a Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo e OSS – Santa Casa de Misericórdia de Votuporanga. Porém, iniciou suas atividades em 19 de novembro de 2007, com o objetivo de proporcionar atendimento de forma próxima e acessível ao cidadão, por meio da prestação de um conjunto de serviços que garantam uma intervenção rápida e eficaz, bem como promover o diagnóstico precoce, orientar a terapêutica e ampliar a oferta de serviços ambulatoriais especializados, atendendo à necessidade regional.
A população assistida é de aproximadamente 300.000 habitantes, correspondendo aos Colegiados de Votuporanga e Fernandópolis, totalizando 29 municípios da região, sendo eles: Álvares Florence, Américo de Campos, Cardoso, Cosmorama, Estrela D’Oeste, Fernandópolis, Floreal, Gastão Vidigal, General Salgado, Guarani D’Oeste, Indiaporã, Macaubal, Macedônia, Magda, Meridiano, Mira Estrela, Monções, Nhandeara, Ouroeste, Parisi, Pedranópolis, Pontes Gestal, Populina, Riolândia, São João das Duas Pontes, São João de Iracema, Sebastianópolis do Sul, Valentim Gentil e Votuporanga.
Os principais serviços prestados são: consultas médicas especializadas como Acupuntura, Alergologia, Cardiologia, Cirurgia Geral, Cirurgia Pediátrica, Cirurgia Plástica, Cirurgia Vascular, Coloproctologia, Dermatologia, Endocrinologia, Endocrinologia Infantil, Gastroenterologia, Geriatria, Hematologia, Mastologia, Nefrologia, Neonatologia, Neurologia, Neurologia Infantil, Obstetrícia (alto risco), Ortopedia, Otorrinolaringologia, Pneumologia, Pneumologia Infantil¸ Reumatologia, Uroginecologia e Urologia; consultas não-médicas especializadas como: Enfermagem – Saúde do Homem, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Nutrição e Psicologia; exames ambulatoriais e pequenas cirurgias.
Considerando que a estrutura do AME possui 189 colaboradores e 76 médicos e prestadores de serviço que atendem cerca de 1.240 pacientes por dia, e por mês a média, são 26.702 procedimentos: divididos em 7.650 consultas médicos; 2.150 não-médicos; 400 cirurgias, 14.234 exames internos e 4.220 externos, atingindo a marca de 5.861.887 atendimentos de 2007 a 30 de novembro de 2022. Em 15 anos, foram aproximadamente 1.721.716 atendimentos médicos; 538.905 atendimentos não-médicos (como fisioterapia, nutrição, psicologia, fonoaudiologia e enfermagem); 2.944.154 exames internos; 593.437 exames externos (solicitados pela rede básica de atenção à saúde dos municípios referenciados) e 63.546 cirurgias ambulatoriais.
Desde 2007, a OSS Santa Casa de Misericórdia de Votuporanga é a Entidade Gestora do AME -Votuporanga e proporciona mudanças significativas na saúde da sua área de abrangência, com benefícios incorporados de modo permanente à toda população contemplada.
Na avaliação do CQH – Compromisso com a Qualidade Hospitalar, realizada pela Secretaria de Estado da Saúde em 2012/2013, o Ambulatório foi classificado entre os melhores do Estado de São Paulo.
Em 2013, iniciou-se as estratégias de gestão em busca de garantir e certificar a qualidade da assistência prestada. Por meio do sistema de gestão da qualidade, houve padronização das atividades, controle de processos, a garantia da satisfação dos usuários e segurança do paciente, que, consequentemente, resultaram na Certificação ISO 9001:2008 em 2016.
Já no ano de 2017, focado na atualização da versão 2015 em gestão de risco, obteve a certificação ISO 9001:2015. No mesmo ano, conquistou o 3º lugar no Ranking Nacional do Prêmio de “Melhores Empresas do Brasil para se trabalhar na área da saúde. Além disso, recebeu 1ª certificação ONA Nível 1 (Acreditado), e ao passar dos anos, mantém as manutenções e recertificações de qualidade “Gestão em Excelência” do Nível 3 com validade até 2025.
“Considerando a grande relevância que o Ame Votuporanga tem, mas não somente para nós votuporanguenses, e sim para toda a nossa região, é que devemos reconhecer todo o trabalho e dedicação que os colaboradores prestam de forma humanizada, o que resultou em tantas conquistas”, destaca em sua Justificativa a vereadora Sueli..