Thiago Gualberto reitera pedido para que sejam promovidas ações para diminuir a fila de espera de exames de imagem e de catarata da rede municipal de saúde

O vereador Thiago Gualberto apresentou nesta segunda-feira (30/01), durante a 2ª Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Votuporanga de 2023, a Indicação N.º 49/2023 em que reitera o pedido para que a Prefeitura promova ações que busquem diminuir a fila de exames na rede pública municipal de saúde. Em especial para atender quem espera por exames de imagem e por exames de catarata, que têm gerado muitas manifestações e reclamações de moradores ao vereadores por conta da demora.
Em sua justificativa, o vereador aponta que cabe a Casa Legislativa buscar soluções em parceria com o Poder Executivo, vislumbrando a melhoria na qualidade dos serviços públicos relacionados à saúde de nosso povo. Nesse contexto, o Gualberto solicita alternativas para pacientes que estão há anos esperando para fazer exames e assim prosseguir com o diagnóstico e tratamento adequado de seus problemas de saúde. “Porém, pela demora, esses problemas se agravam, gerando diversos transtornos”, destaca o vereador.
Em seu pedido, Thiago também afirma que existem cotas do SUS (Sistema único de Saúde) para a realização desses exames, e que, a oferta é muito menor que a demanda, o que acaba acarretando nessa demora. “É necessário que haja ações por parte do poder público para atender essa necessidade, pois, o paciente sem diagnóstico e tratamento adequado, lota as unidades de pronto atendimento em busca de tratamentos paliativos que não resolverão seus problemas de saúde, gerando mais gastos e sufocando essas unidades”.
O parlamentar ressalta em seus argumentos que tal medida permitirá uma melhor gestão dos serviços dessa pasta administrativa, demonstrando o compromisso deste governo em promover a participação do cidadão nas ações do Poder Público Municipal.