Vereador Jura pede que Secretaria de Desenvolvimento Econômico promova a oferta de cursos de aperfeiçoamento para motoristas de veículos de grande porte

Preocupado com a melhor capacitação profissional dos trabalhadores votuporanguenses, em especial aos que atuam no transporte, e atento à demanda no mercado para esses profissionais, o vereador Jura apresentou, na sessão da Câmara desta segunda-feira (30/01), a Indicação N.º 47/2023 em que solicita à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico que promova a oferta de cursos de aperfeiçoamento para motoristas de veículos de grande porte.
Segundo o parlamentar, cabe à Secretaria o desenvolvimento econômico através da geração de emprego e renda, ampliação das relações do Município com empresários, entidades públicas e privadas, bem como atuar em parceria com a comunidade empresarial e também estimular o desenvolvimento rural. Deste modo, “existe falta de motoristas de ônibus e caminhões, atividades que necessitam de conhecimento específico e o desenvolvimento de habilidades para os condutores de veículos de passageiros, e tem que ser habilitado no mínimo na categoria D”, informa Jura.
“Esse cenário de alta demanda que tenho recebido de empresas e usinas informando que essa falta tem inviabilizado a expansão de suas respectivas frotas torna necessário o aperfeiçoamento desses trabalhadores. Os pretendentes em exercer essa importante profissão tem que ter noções de primeiros socorros, direção defensiva, legislação de trânsito, respeito ao meio ambiente e de relacionamento interpessoal”. Ainda segundo o vereador, só através do curso é que garante “a boa prática dos motoristas no trânsito, o que é fundamental para os condutores. Ele instrui a manter um bom relacionamento com os passageiros, garantir a segurança do veículo e respeitar as leis de trânsito”.
Nesse contexto, Jura solicita ao Poder Executivo para que se atente sobre essa situação e promova a oferta de cursos de aperfeiçoamento para motoristas de veículos de grande porte.