Vereador Chandelly conhece a unidade de conservação da mata atlântica em Socorro/SP

Na quinta-feira (10/02), o Vereador votuporanguense Chandelly Protetor esteve na cidade de Socorro-SP em uma visita a Associação Ambientalista Copaíba, acompanhado pela ativista Dra. Simoni Medeiros e pelo Vereador Luiz Fabiano, de de Monte Alegre do Sul-SP.

Recepcionado por funcionários da entidade, Chandelly pôde conhecer de perto o trabalho e a resiliência da Copaíba, que tem uma história de 21 anos em defesa da Mata Atlântica na região. Na oportunidade, também conheceu o Viveiro Florestal, da Copaíba, única Unidade de Conservação, desta categoria, homologada no município.

O vereador ficou impressionado com os trabalhos realizados pela entidade que tem reconhecimento a nível nacional e internacional, conquistado pela instituição, que recebeu, em 2020, o Prêmio Muriqui de Conservação da Biodiversidade, uma das mais reconhecidas e importantes homenagens do Brasil – reconhecida pela Reserva da Biosfera da UNESCO – relacionada às ações ambientais na Mata Atlântica. “Foi uma experiência única conhecer as atividades da Associação Ambientalista Copaíba que são feitas com amor e dedicação, o que me possibilitou o desejo de abraçar mais esta causa e de propor leis em Votuporanga em defesa do meio ambiente. Precisamos de mais ações de conservação da natureza com as nossas crianças, jovens e produtores rurais”, disse Chandelly.

A Ativista Dra. Simoni, advogada, propôs ao Chandelly de criar uma cartilha de educação ambiental e bem-estar animal para ser distribuída nas escolas com parceria privada. “Precisamos mudar o futuro e ter uma olhar especial para a natureza e os animais. Por isso, temos que mudar o futuro através da educação e formar pessoas que olhem por estas causas com carinho e respeito, pois, nós, seres humanos, somos parte de tudo isso”, destacou a advogada.

A COPAÍBA

A Associação Ambientalista Copaíba é uma organização sem fins lucrativos, qualificada como Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP), e sediada no município de Socorro, interior do Estado de São Paulo.

Em 1999, 4 amigos perceberam a degradação da Mata Atlântica no município de Socorro-SP e mobilizaram ações de restauração de matas ciliares. A ideia de restaurar a Mata Atlântica na região ganhou a adesão de voluntários e de outras organizações, foi então fundada a ONG, que com o tempo ganhou corpo, ampliou a atuação e impacto, agregou membros e colaboradores.

Hoje atua em 19 municípios da região leste do Estado de São Paulo e sul de Minas Gerais. a partir de diversas ações integradas na área ambiental:

– Projetos e programas de restauração ecológica;
– Produção de mudas nativas;
– Iniciativas de educação ambiental;
– Participação em políticas públicas

A Copaíba nasceu de um sonho quase ingênuo de reflorestar as margens de um rio. Como uma semente plantada, o sonho cresceu e hoje atua no reflorestamento de córregos, nascentes e rios de vários municípios.

Ainda queremos fazer muito mais. Embora tenha se transformado numa instituição muito maior do que sonhada em 1999, ainda somos pequenos diante do desafio que temos pela frente.