Câmara Municipal presta homenagem póstuma pelo falecimento de padre Silvio Roberto

Durante o seu pronunciamento proferido na tribuna da Câmara Municipal de Votuporanga na última segunda-feira, 13, o vereador Mehde Meidão Slaiman Kanso usou o seu tempo para prestar homenagem póstuma pelo falecimento do estimado padre Silvio Roberto dos Santos, ocorrido na última semana, no Hospital de Base de Rio Preto.
Meidão é o autor do Decreto Legislativo concedendo a Insígnia de Honra ao Mérito em 1987 ao padre Silvio Roberto.
Em seu pronunciamento, o vereador fez questão de registrar o nome de diversas famílias votuporanguenses que contribuíram junto com o padre Silvio na concretização e construção da Paróquia Santa Luzia – onde ele foi pároco durante décadas.
Meidão ressaltou que era próximo e amigo da família de padre Silvio, citando inclusive uma passagem que sua mãe e irmãos sempre o recepcionavam na residência da família para jantares e encontros. “A minha família tem muito orgulho em poder dizer que era amigo de padre Silvio, uma pessoa que muito ajudou famílias carentes e fez muito por essa cidade”, destacou.
Logo no início da sessão ordinária, Meidão solicitou ao presidente da Casa de Leis – vereador Daniel David um minuto de silêncio pelo falecimento do pároco, além de outras personalidades que nos deixaram na última semana. “Padre Silvio deixou um legado para essa cidade, uma pessoa que tanto fez pelo social, religioso e apoio a comunidade votuporanguense”, destacou.
PADRE SILVIO nasceu em Andradina, no dia 18 de outubro de 1950, filho de Josias dos Santos Sobrinho e de Ana Ferreira dos Santos (ambos já falecidos).
Veio de Nhandeara para Votuporanga, no Seminário Nossa Senhora da Paz de Rio Preto, além de aluno exemplar, dedicava-se ao teatro amador, fez o Tiro de Guerra em Rio Preto, ajudando inclusive a ministrar aulas de religião aos atiradores. Em São Carlos, frequentou a Faculdade de Filosofia por três anos, promoveu o Festival de Música e a Olimpíada Estudantil, fez parte da organização do concurso de Bonecas Vivas da Cidade.
Participou do Conjunto Musical “Amigo Gen” como cantor e coreógrafo, trabalhou na TV Tupi, na equipe organizadora do concurso de Miss São Paulo e Miss Brasil. Em 27 de julho de 1978 é ordenado Sacerdote pelo então Núncio Apostólico no Brasil, D. Carmine Rôcco, na Igreja Redentora de Rio Preto. É convidado a vir para Votuporanga, para substituir o vigário da Paróquia de São Bento que adoeceu e chega aqui no dia 20 de setembro de 1978, depois de 20 dias como substituto na Paróquia é convidado a assumir como 1º Vigário da Capela de Santa Luzia, agora promovida a Paróquia Santa Luzia.
Construiu a Igreja e Casa do Bom Jesus das Paineiras e Igreja Santa Joana com a contribuição do senhor Mário Pozzobon. Remodelou a Igreja Nossa Senhora Aparecida de Parisi e da Tabuleta. Iniciou a Comunidade de Recuperação de Drogados e Menores Carentes Nova Vida; Clube de Mães da Paróquia Santa Luzia; trabalho de encaminhamento de mães solteiras para a Casa Bethânia, organizou e dirigiu a gravação do LP Esperanças do Amanhecer com o musical Harmonia de Votuporanga, da Paróquia de Santa Luzia, foi entrevistado por Hebe Camargo na TV Bandeirantes e na TVS por ocasião do Miss Brasil e duas vezes na TV Globo no Fantástico. Construiu Salão e Casa Paroquial Santa Luzia, reforma da Igreja Santa Luzia, foi coordenador da Pastoral Saúde, da Família, Regional, teve participação no setor cultural e educacional de Votuporanga, igrejas São Francisco e Centro Comunitário da Igreja São Francisco da Cecap II e Parque das Brisas, Igreja e Centro Comunitário de Santos Reis da Vila Paes.
Padre Silvio foi coordenador estadual do Miss São Paulo versão Miss Universo e fez parte da Comissão Nacional do Miss Brasil versão Miss Universo.
Esteve nos Estados Unidos apresentando o projeto “Beleza com propósito” para coordenadores de concursos de Beleza de 78 países; fundador do Grupo de Apoio “Esperança e Vida” para depressivos; diretor espiritual e fundação da Escola de Informática, produtor e diretor espiritual do Grupo Albatroz – dança de rua, duas vezes no programa Alô Cristina do SBT.