As vereadoras Missionária Edinalva Barnabé e Jezebel Silva estiveram em São Paulo nesta quarta-feira, 15, em audiência com o secretário estadual de Turismo e Viagens, Roberto de Lucena quando apresentaram reivindicações para Votuporanga.
Na audiência, as vereadoras votuporanguenses apresentaram uma reivindicação no sentido de liberar recursos financeiros através de emenda parlamentar no valor de R$500 mil a ser destinado à Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, para que seja viabilizada a construção de uma casa na árvore em uma de suas frondosas árvores do Bosque do bairro Vale do Sol “Maximino Hernandes”.
As vereadoras justificam a reivindicação apontando que Votuporanga faz parte do Fórum Permanente de Turismo Região Maravilhas do Rio Grande, que tem como objetivo desenvolver projetos específicos por meio de uma nova concepção em fazer e desenvolver o turismo, buscando parcerias, estimulando investimentos, incentivando e integrando os diversos setores envolvidos no processo, utilizando-se de estratégias ambientais, econômicas que assegurem o crescimento socioecomômico da região.
Conforme projeto enviado pela Prefeitura às vereadoras para fundamentar a reivindicação, o desejo da Secretaria de Cultura e Turismo em instalar no Bosque do Vale do Sol uma casa de madeira em uma de suas árvores tem como objetivo fortalecer a visitação daquele atrativo turístico, bem como desenvolver ações que atraiam novos turistas para aquele local.
Conforme a secretária municipal de Cultura, Janaína Silva, outra necessidade relevante para a cidade é a busca de recursos financeiros para a infraestrutura de eventos geradores de fluxo turístico. Reconhecidamente como um dos maiores eventos multiculturais gratuitos do Brasil, o Festival Literário de Votuporanga – FLIV em sua 13ª edição, que está programado para acontecer no segundo semestre deste ano, se destaca por seu potencial como evento de interesse turístico local e regional.