Vereadoras buscam recursos financeiros para a realização do FLIV 2023

As vereadoras Jezebel Silva e Missionária Edinalva Barnabé estiveram na Secretaria Estadual de Cultura e Economia Criativa em busca de recursos financeiros para ajudar no aporte da realização do Festival Literário de Votuporanga – FLIV 2023.

Em audiência na Secretaria Estadual de Cultura, as vereadoras apresentaram reivindicações para a realização do FLIV deste ano.

As vereadoras justificaram que o festival é realizado desde o ano de 2006, e a tradicional Feira do Livro de Votuporanga, e no ano de 2011, tornou-se o FLIV – Festival Literário de Votuporanga, um dos maiores eventos multiculturais do país, que reúne diversas atividades inteiramente gratuitas, ligadas à literatura, às artes e à cultura.

A missão do FLIV é de promover o hábito da leitura, incentivando-o junto à população, desde a infância, por meio de iniciativas que democratizem o acesso aos livros e ao conhecimento.

O festival tem em sua programação, além de bate-papos com grandes nomes da literatura nacional, sessões de contação de histórias, espetáculos musicais, apresentações teatrais e de dança, oficinas, workshops e espaços voltados para exposição e venda de livros.

Ao longo de suas dez edições, o FLIV registrou um público de mais de 400 mil visitantes, vindos de mais de 40 municípios.

Tal é a sua tradição e magnitude que o FLIV seguiu vencendo as barreiras impostas pela pandemia. Tanto que a edição de 2020 aconteceu em um formato especial, observando todas as normas de segurança e prevenção à Covid 19, cumprindo o seu compromisso de levar arte e cultura para toda a família.

Na audiência, a reivindicação foi apresentada à secretária estadual de Cultura Marília Marton que vai estudar a solicitação das vereadoras votuporanguenses.

Na Secretaria Estadual de Esportes e Lazer, as vereadoras apresentaram reivindicações para que o Estado possa disponibilizar a doação de kits esportivos, para a correta prática esportiva de crianças, adolescentes e jovens, nos espaços públicos, atendendo assim, os anseios da comunidade votuporanguense.

Na Assembleia Legislativa de São Paulo, as vereadoras Jezebel e Edinalva apresentaram ofício solicitando o empenho do deputado estadual Márcio da Farmácia para viabilizar emenda parlamentar no valor de R$100 mil visando melhorar a infraestrutura da Entidade Assistencial Lar São Vicente de Paulo, já que a mesma presta relevante serviço para o município no que tange ao desenvolvimento das políticas públicas sócio/assistencial.

O Lar São Vicente de Paulo pertence a obras unidas da Sociedade São Vicente de Paulo, reconhecida por desenvolver trabalhos sociais desde 1833.

O objetivo da entidade é de oferecer ambiente seguro e acolhedor, fornecendo o básico para uma sobrevivência digna, assim como o tratamento para a reabilitação do organismo e da autoestima, através de atividades de lazer e socialização. E ainda a pretensão de inserção social e familiar, quando superadas as intercorrências que levaram o idoso.