Chandelly pede recursos em SP para microchipar animais de Votuporanga

O vereador Chandelly Protetor (Podemos) esteve na quinta-feira (16/03), na Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo, para solicitar apoio nas políticas públicas para animais de Votuporanga, como o programa Meu Pet e castrações, e outras demandas da causa animal. Na oportunidade, o vereador protocolou um ofício, nº 412/2023, solicitando a intervenção junto ao Governo Estadual no sentido de disponibilizar recursos financeiros para microchipagem em animais.

A Coordenadoria de Defesa e Saúde Animal foi criada em 2019, estava diretamente subordinada à Secretaria da Saúde, agora vai para a pasta do Meio Ambiente e tem a responsabilidade de realizar a articulação entre o Estado e Municípios paulistas para a defesa dos animais domésticos, além de promover a educação para a tutela responsável.

De acordo com a Rebecca Politti – Coordenadora de Defesa e Saúde Animal, “a criação da Coordenadoria representa um avanço para a causa animal e demonstra o interesse da Secretaria com as questões relacionadas à saúde animal, já que ela está diretamente relacionada com a saúde humana”.

Conforme a parlamentar, “é importante compreender o trabalho desenvolvido pelas Coordenadorias a fim de buscar informações sobre recursos e ideias para serem implementadas no Município”. “É importante construir esses laços e buscar todas as informações pertinentes à causa animal para que possamos aplicar em nossa cidade.

Foi uma reunião importante e demonstra o interesse que o Governo do Estado tem desenvolvido sobre os temas da causa animal. Foi, portanto, uma conversa bastante produtiva”, avaliou Chandelly.