Vereador Nilton Santiago elabora projeto piloto para prevenção e orientação contra infestação de pombos

O vereador Nilton Santiago apresentou, em seu pronunciamento na tribuna durante a sessão ordinária da Câmara Municipal de Votuporanga desta segunda-feira (24/4), a sua preocupação e a sua proposta de um projeto piloto que ele está elaborando para enfrentar a infestação de pombos, e consequentemente a proliferação de doenças na cidade. Biólogo de formação, Santiago destaca que os pombos da espécie africana têm se multiplicado pela cidade causando sujeira e espalhando doenças, o que é muito mais grave. Segundo o vereador, por meio do projeto que ele deve apresentar em breve, medidas serão elaboradas e estudadas para, posteriormente, serem propostas e implementadas no município. Para o sucesso da empreitada, Santiago buscará apoio de vários setores da sociedade, começando pela própria Câmara Municipal.
“Precisamos de ações para evitar a proliferação de doenças por meio das aves que têm se reproduzido e sua população crescido de maneira exponencial”, destaca. As ações, segundo o vereador Nilton Santiago, envolvem captura, soltura e esterilização dos pombos, sempre com respaldo ambiental, judicial e com foco no zelo da saúde das pessoas.
Para ele, a orientação sobre as doenças causadas pelos pombos e sobre mudanças de comportamentos são fundamentais. “O grande passo é que as pessoas não alimentem os pombos. Nós temos nas praças centrais, principalmente, fonte de água e de alimentos. Então, é um enfrentamento muito importante e que não será fácil. Tem algumas legislações que protegem as aves, mas é uma questão de saúde pública”.
Nilton Santiago destaca que algumas doenças que são transmitidas pelos pombos são muito sérias e são riscos para as vidas das pessoas, tais como a criptococose, psitacose, histoplasmose, ornitose, alergias, dermatites causadas por ácaros e piolhos, salmonelose, gripe aviária, meningite, por exemplo, entre outras “Muitos estão sofrendo com essas doenças”, destaca.
Em breve, o vereador Santiago trará ao conhecimento do público mais detalhes sobre a iniciativa do projeto em suas participações nas sessões legislativas.