Vereadores ressaltam importância de nova Policlínica de Votuporanga para os atendimentos em saúde

A Prefeitura de Votuporanga inaugurou na manhã desta segunda-feira, dia 8, o novo consultório municipal para atender a população do município.
A Policlínica “Marlene Apparecida Flait Pignatari” funciona na rua Antônio Murasse – aos fundos da Santa Casa de Misericórida – anexo a UPA e SAMU de Votuporanga.
A inauguração contou com a presença de diversas lideranças do município, autoridades civis e militares, entre as quais, o deputado estadual Carlão Pignatari – filho da patrona da unidade de saúde, demais familiares, do prefeito Jorge Seba, do presidente da Câmara Municipal Daniel David, dos vereadores Jura Silva, Osmair Ferrari e Sueli Friósi Lopes.
Durante o seu pronunciamento, o presidente do Legislativo destacou que a unidade de saúde atenderá uma camada importante da população da cidade, ressaltando os programas de saúde da mulher. “A nova Policlínica traz uma melhora significativa no atendimento especializado à população, principalmente aos serviços voltados à saúde da mulher. É mais um consultório médico municipal que terá capacidade de atender com dignidade e respeito em um espaço amplo, equipamentos modernos e um atendimento humanitário”, elogiou o vereador Daniel David.
Ainda na cerimônia de inauguração, discursaram o provedor da Santa Casa Amaro Rodero, o deputado Carlão Pignatari e o prefeito Jorge Seba.
A cerimônia foi marcada pela emoção. A nova unidade de saúde, especializada em saúde da mulher, leva o nome da mãe de Carlão Pignatari–uma homenagem do vereador Mehde Meidão Slaiman Kanso aprovada pela Câmara de Vereadores do município.
A inauguração contou com a participação dos irmãos do deputado, da esposa Marli Pignatari, dos filhos do casal e netos de Marlene.
A verba para construção da policlínica foi conquistada pelo ex-governador paulista Rodrigo Garcia, quando era deputado federal.
“Estou muito feliz em participar de mais uma inauguração na área da saúde em Votuporanga. A felicidade é dupla porque aqui serão tratadas mulheres e crianças, e também porque a policlínica tem o nome da minha mãe, dona Marlene. Quero agradecer ao vereador Mehde Meidão e a todos os vereadores que aprovaram o projeto de lei com o nome da minha mãe neste importante estabelecimento de saúde”, disse Carlão Pignatari.
A Unidade de Atenção Especializada em Saúde, mais conhecida como Policlínica “Marlene Apparecida Flaitt Pignatari”, está localizada próximo à Santa Casa e prestará atendimento ambulatorial em várias especialidades como ginecologia e obstetrícia, entre outros. Além disso, serão realizados serviços de diagnóstico, terapêuticos, além de fonoaudiologia, fisioterapia, psicologia e pequenos procedimentos cirúrgicos.
A nova policlínica prestará atendimento dos programas Melhor em Casa e Saúde da Mulher, com referência para implantação de DIU, exame de colposcopia e assistência a pacientes ostomizados.
A unidade foi construída em um terreno de 1.358,40 m² na Rua Antônio Murasse, número 2660, no bairro Vila Residencial Parque Saúde. A obra contou com investimento de R$ 1,5 milhão, sendo R$ 1,2 milhão de recursos do Ministério da Saúde, por meio do então deputado Rodrigo Garcia.
O local conta com consultórios médicos, salas de pequenos procedimentos cirúrgicos, enfermaria, de acolhimento, de coleta, de curativos, observação, estocagem e dispensação de medicamentos, de espera e recepção, sanitários, de esterilização e materiais, administração e gerência, copa, almoxarifado, depósito de resíduos e de arquivos.
Homenageada
O mais novo serviço de saúde de Votuporanga leva o nome da senhora Marlene Apparecida Flaitt Pignatari, que faleceu no dia 25 de dezembro de 2017. Na inauguração, os filhos e netos descerraram uma placa com uma foto da mãe do deputado.
Dona Marlene mudou-se para Votuporanga em 1943. Em 13 de julho de 1958, casou-se com o empresário e produtor rural Miguel Raul Pignatari. Juntos, formaram uma família com cinco filhos: Carlos Eduardo Pignatari (Carlão), Sandra Maria Pignatari, Marlene Cristina Pignatari Meneghel Cechinni, Miguel Raul Pignatari Junior e André Luiz Pignatari, além de 11 netos e, hoje, dois bisnetos.
Foi professora do ensino fundamental em Votuporanga por mais de 25 anos. Depois de aposentada, dedicou-se integralmente aos projetos desenvolvidos pelo Centro Espírita Emanuel e pela Associação Beneficente Irmã Elvira, onde os bordados que ela fazia eram vendidos nos bazares para arrecadar recursos. Daniel David Sueli Friósi Lopes Jura Vereador Osmair Ferrari