Vereadores buscam recursos com deputados federais para saúde, obras e infraestrutura de Votuporanga

Os vereadores Valdecir Gomes Lio, Jezebel Silva e cabo Renato Abdala estiveram em Brasília na última semana, em busca de recursos financeiros para Votuporanga. Durante a visita a gabinetes de deputados federais, a comitiva de vereadores de Votuporanga protocolou diversos ofícios reivindicando recursos para o município.

No gabinete do deputado federal Fausto Pinato, o vereador Lio reivindicou uma emenda parlamentar no valor de R$100 mil para custeio da Secretaria Municipal de Saúde de Votuporanga. O vereador destacou que a saúde é um conjunto de ações, sendo prioridade nos sistemas de políticas públicas, voltadas para a promoção da saúde, qualidade de vida, tratamentos e reabilitação.

No gabinete da deputada federal Renata Abreu, os vereadores Lio e Jezebel reivindicaram junto ao Governo Federal para a realização de mutirão de cirurgias e exames.

Para os vereadores, considerando que a fila de exames e cirurgias de cataratas que são realizadas pelo SUS – Sistema Único de Saúde, em Votuporanga, está com uma demanda muito acima das cotas que são disponibilizadas mensalmente, com um atraso de pelo menos dois anos nesses atendimentos, acarretando uma demora no tratamento de saúde desses pacientes que estão aguardando.

Os vereadores justificam que a Secretaria Municipal de Saúde pediu a intervenção da Câmara Municipal para reivindicar junto ao Governo Federal para disponibilizar recursos financeiros ou sistema de mutirão para que as demandas de cirurgias de catarata e exames de endoscopia e ultrassom sejam atendidas, zerando assim, as filas de esperas e, consequentemente a melhora na qualidade de vida desses pacientes.

Os vereadores argumentam que a demanda por tais procedimentos e, de acordo com a cota disponibilizada mensalmente é:

-cirurgia de catarata – em média 45 cotas/mês, sendo que essa quantidade é dividida por 2, pois, na maioria dos casos, são os dois olhos operados. A demanda é de 1995 pacientes, que estão aguardando desde agosto de 2020.

-exames de ultrassom – em média 490 cotas/mês. A demanda é de 5.486 pacientes aguardando desde dezembro de 2021.

-exames de colonoscopia – em média 4 cotas/mês. A demanda é de 465 pacientes aguardando desde setembro de 2021.

Lar São Vicente:

No gabinete do deputado federal Miguel Lombardi (PL), o vereador Valdecir Lio protocolou ofício solicitando recursos na ordem de R$150 mil para a aquisição de um veículo para o Lar São Vicente de Paulo de Votuporanga. Lio justifica que a entidade é parceira da administração municipal no atendimento às famílias, indivíduos e grupos em situação de vulnerabilidade ou risco social e pessoal.

No gabinete do deputado federal Vinícius Carvalho, a vereadora Jezebel pediu sua intervenção para propor emenda parlamentar para viabilizar a instalação de sala de neuro, estimulação e aquisição de um veículo para busca ativa e vistas domiciliares do CAPS i (Centro de Apoio Psicossocial) Infantil de Votuporanga.

E ainda ao deputado Fausto Pinato, pediu emenda parlamentar para aquisição de pá carregadeira w-20E e uma mini carregadeira tipo Cartepillar 216/226.