Câmara aprova projeto de lei do Professor Djalma que institui o Dia Municipal de Conscientização da Síndrome de Tourette

A ultima sessão da Câmara Municipal de Votuporanga realizada na segunda-feira da semana passada teve como destaque a aprovação, por unanimidade, do projeto de lei 65/2023 que dá mais um importante passo para que os votuporanguenses entendam e saiba lidar da melhor forma com aqueles diagnosticados com a Síndrome de Tourette. O texto, de autoria do vereador Professor Djalma Nogueira institui o Dia Municipal de conscientização da Síndrome Tourette
Segundo o projeto, o dia especial passa a ser celebrado anualmente no dia 07 de junho, integrando assim o no Calendário de Eventos do Município.
O autor do projeto aponta em sua justificativa que a instituição do Dia de Conscientização sobre a Síndrome de Tourette tem como objetivos esclarecer à comunidade as causas da síndrome, informar os tratamentos adequados, esclarecer sobre a necessidade de apoio familiar e da comunidade aos pacientes e promover campanhas educativas. A Síndrome de Tourette é um distúrbio neuropsiquiátrico caracterizado por tiques múltiplos, motores ou vocais, que persistem por mais de um ano e geralmente se instalam na infância.
Na maioria das vezes, os tiques são de tipos diferentes e variam no decorrer de uma semana ou de um mês para outro. Em geral, eles ocorrem em ondas, com frequência e intensidade variáveis, pioram com o estresse, são independentes dos problemas emocionais e podem estar associados a sintomas obsessivo-compulsivos (TOC), ao distúrbio de atenção com hiperatividade (TDAH) e a transtornos de aprendizagem.
“A lei, tem como justificativa a falta de conhecimento da sociedade sobre o assunto, fazendo com que pessoas com a Síndrome de Tourette sejam vítimas do preconceito, logo a lei visa alertar e conscientiza” argumentou o vereador
A lei foi sancionada pelo prefeito Jorge Seba e publicada no Diário Oficial Eletrônico do município da última quinta-feira (29/06) e já está em vigor.