Meidão pede estudos para viabilizar “Passe Livre – Tarifa Zero” no transporte público coletivo urbano de Votuporanga, aos moldes de 67 cidades do país

O vereador Mehde Meidão Slaiman Kanso apresentou na última semana, durante a sessão ordinária da Câmara Municipal de Votuporanga a Indicação N.º 393/2023, em que propõe que seja oficiado ao Poder Executivo, para que através da Secretaria Municipal de Trânsito, Transporte e Segurança, promova estudos no sentido de implantar o “Passe Livre – Tarifa Zero” no transporte público coletivo urbano, aos moldes das 67 cidades que aderiram a essa política no país. O vereador busca alternativas para que a população siga com o serviço de forma mais transparente e acessível.
Em sua justificativa, o vereador destaca que o tráfego de veículos aumentou consideravelmente em nossas vias públicas nos últimos anos, fato que requer investimentos constantes nesse segmento por parte do poder público municipal, como o aprimoramento do transporte coletivo urbano. Diante do cenário, Meidão aponta que o passe livre é possível através das politicas públicas bem estruturadas dentro do município, mas tem que ser pensado como prioridade e prover uma estrutura que não falhará. “Temos um exemplo no Brasil, na região metropolitana de Fortaleza – CE, a cidade de Caucaia tem uma estimativa populacional de 368 mil habitantes, onde foi implantado o programa Bora de Graça desde de setembro de 2021. Não seria tão desproporcional trazer esse Programa para o município de Votuporanga e Distrito de Simonsen, onde a tarifa zero seria uma forma de incluir trabalhadores nas políticas de transporte, investindo dentro de casa para gerar mais economia nos cofres públicos”, destaca Mehde Meidão. O parlamentar aponta que vários munícipes já possuem um carro ou motocicleta na garagem para uso pessoal e nessa proporção ficaria viável a gratuidade no transporte público aqui em nossa cidade, pois o número de pessoas que não possui automóveis é pequeno.