Vereadora Jezebel se reúne com deputado para dar andamento ao projeto de horta comunitária

Na última semana, a vereadora Jezebel Silva (PODEMOS) esteve em São Paulo em audiência na Assembleia Legislativa do Estado para dar andamento ao projeto de implantação de hortas comunitárias em Votuporanga.

Em audiência com o deputado estadual Eduardo Nóbrega, a vereadora votuporanguense protocolou ofício solicitando o seu apoio para que propõe ao Governo do Estado uma emenda parlamentar para implantação do projeto de horta comunitária em Votuporanga.

Para Jezebel, as hortas comunitárias reduzem a insegurança alimentar na medida que aumenta o acesso à comida – especialmente à alimentos frescos e ricos em nutrientes – entre a população mais afetada, pobres e vulneráveis, beneficiando especialmente as crianças, seja diretamente pelo auto provisão, seja graças à renda acrescida pela venda da produção.

Jezebel destacou ainda que “as hortas comunitárias podem trazer para a cidade a geração de renda para os produtores, criação de empregos urbanos, absorção de mão-de-obra migrante rural, adolescente, oportunidade de trabalho para mulheres, criação de segurança alimentar, trabalho para a terceira idade.

Durante a audiência com o deputado, a vereadora votuporanguense ressaltou que a implantação da Horta Comunitária e Educativa, pode-se criar diversos outros projetos de geração de renda em Votuporanga, como produção de verduras e legumes, para fornecimento “in natura” , verduras e legumes para pré-processamento simples, de legumes para conversas, planejamento de produção casada como restaurantes, de plantas ornamentais e flores, produção de mudas de espécies nativas para recuperação ambiental e arborização urbana, produção de conservas, como purê de tomate, picles, tomates secos. “É do interesse do município, porém, é necessário o auxílio do Governo do Estado para a sua implantação”, destacou.

Desta forma, a vereadora pediu ao deputado Eduardo Nóbrega para que intervenha junto ao Governo do Estado, emenda parlamentar no valor de R$200 mil viabilizando auxiliar Votuporanga a implantar o projeto de hortas comunitárias, diante dos seus objetivos.