Vereadores apresentam Projeto de Lei para homenagem póstuma com denominação de Arena Esportiva “Adevair Bernardino – o Deva”

Os vereadores Professor Djalma, Serginho da Farmácia (Sergio Adriano Pereira) e Valdecir Lio apresentaram, na sessão ordinária da Câmara Municipal de Votuporanga desta segunda-feira (04/09), um projeto de lei que busca preservar o legado e homenagear um dos grandes incentivadores do esporte de base votuporanguense, falecido em 2021 vítima da Covid-19, e que deixou sua marca na vida de inúmeras crianças por incentivar o sonho de ser jogador de futebol e pessoas de bem. Lido no expediente, o Projeto de Lei Nº 91/2023, que deve ser votado em breve, solicita a denominação de “Arena Esportiva Adevair Bernardino, o conhecido Deva”, que dedicou anos na escolinha de futebol ao lado do Ginásio Mário Covas, na Zona Norte.

Serginho, Lio e Djalma pedem que Deva dê nome à atual Arena Esportiva localizada na Rua Felício Marão. No projeto, os autores destacam que Adevair Bernardino construiu uma vida ativamente comunitária, histórica e de afeto até os seus 57 anos.

Histórico
“Casou-se aos 25 anos, no dia 17 de junho de 1989 com Aneci da Silva Bernardino, esposa e companheira de vida. Da relação de amor nasceram os filhos: Danubia da Silva Bernardino, em 1989; José Henrique da Silva Bernardino, em 1991; e, João Vitor da Silva Bernardino em 1999. Em sua vida, não foi possível expor um diploma de graduação, mas desenvolveu na comunidade da Zona Norte de Votuporanga, muitas habilidades, atitudes e valores, isto é, práticas de humanidade: aprendizados do trabalho, advindos dos pais e construídos em família. Um dia seu sonho adormecido despertou.

Ao ver crianças jogando futebol no asfalto quente na rua da casa de sua família, lá na Rua Vereador Haroldo Pimenta Meniti, no número 2419, no bairro Santa Amélia, pensou que não poderia esperar e que conseguiria contribuir com algo diferente: cuidar de infâncias e adolescências, de crianças e adolescentes, voluntariamente através do esporte. Com um simples convite para a garotada passou a “fazer times” e utilizar o “campão”, as praças, a “praça do Tobogã”, e as quadras e campos de futebol disponíveis. Adevair, natural e voluntariamente foi um treinador e um incentivador de crianças e adolescentes de 7 a 18 anos, meninos e meninas e jovens. Um professor da vida, do esporte. Seu sonho se realizou de formas inesperadas e diferentes. Enfrentou muitas dificuldades para continuar treinando o futebol, esporte que escolheu para unir pessoas, crianças e adolescentes, que necessitavam de atenção social.

As dificuldades aos poucos, com fé, perseverança e atitude se tornaram vitórias. Um time se tornou dois, três, quarto… incontáveis. Surgiram campeonatos e ações intermunicipais. Em 25 de cuidado com jovens e suas famílias, centenas foram acolhidas no esporte e na vida do popular treinador comunitário. Em 13 de junho de 2021, seu corpo faleceu como mais uma vítima da Covid-19; mas não suas ações. Eterno na memória, no esporte e na vida dos seus familiares e votuporanguenses. A história de Adevair Bernardino não cabe nas dimensões do papel, apenas são dicas de uma humanidade. Um homem de grande e forte caráter que ensinou tudo o que sabia e com tudo o que tinha em suas mãos, voz e apito”, destaca o projeto.