Vereador Thiago Gualberto apresenta Anteprojeto com proposta de nova Fundação para fortalecer Astronomia e as Ciências em Votuporanga

Professor de ofício e de formação, o vereador votuporanguense Thiago Gualberto tem se mobilizado em busca de ações, iniciativas e recursos que contemplem projetos de incentivo à Educação na Cidade. Uma semana após ter ido a Brasília, onde apresentou pedido de liberação de recursos ao senador Astronauta Marcos Pontes para manutenção do IFSP Votuporanga, das atividades do Clube de Robótica e para a construção de um planetário no município, o parlamentar apresenta agora um Anteprojeto de Lei que pode incentivar ainda mais, principalmente os mais jovens, a terem conhecimentos profundos sobre Astronomia, Ciências e Pesquisas.

Por meio da Indicação 493/2023, apresentada e lida em Expediente Legislativo na sessão da Câmara Municipal de Votuporanga desta segunda-feira (04/09), o vereador propõe ao prefeito Jorge Seba o Anteprojeto de Lei que busca autorizar o Poder Executivo a instituir a Fundação Planetário (Planetário Votu).

A Fundação, caso aprovada, estaria vinculada à Secretaria Municipal de Cultura e Turismo. Terá por finalidade principal planejar, coordenar, desenvolver e supervisionar projetos e atividades relativas ao ensino, à pesquisa e à divulgação de assuntos de caráter científico, ligados a Astronomia e ciências afins e de caráter cultural em geral”, destaca o Artigo 2 da proposta.
A Fundação terá ainda as seguintes finalidades:
I – constituir-se em centro de documentação para sistematizar e divulgar conhecimentos científicos;
II – implantar e manter centros próprios de caráter científico;
III – propiciar espaços abertos para realizações culturais da comunidade;
IV – manter contatos com entidades públicas e privadas cujas atividades tenham relação direta ou indireta com seus objetivos visando à coordenação de esforços para consecução dos objetivos comuns;
V – promover o aperfeiçoamento de profissionais das áreas científica e cultural.

Justificativa
Na justificativa apresentada junto ao Anteprojeto pelo vereador Thiago Gualberto, a iniciativa abre caminho para a proposta de Votuporanga proporcionar a seus moradores um planetário, hoje existente em cidades maiores, como São José do Rio Preto, por exemplo. “Os planetários fazem uso da Astronomia para divulgar ciência. Por que Astronomia? Porque essa ciência possui uma particularidade única: a Astronomia engloba muitas outras ciências, transformando-se no mais interdisciplinar de todos os ramos do conhecimento humano. Por meio da Astronomia podemos falar de Física, Matemática, Química ou Biologia de forma natural, transitando por cada uma delas sem fronteiras, sem a separação em disciplinas que o ensino tradicional acaba determinando na percepção dos estudantes. Isso acontece porque o objeto de estudo da Astronomia é o próprio Cosmos, ou seja, é tudo o que existe”, destaca o vereador.

Após estudos, o texto pode ser encaminhado pelo prefeito de volta à Câmara na forma de Projeto de Lei para deliberação da Casa de Leis.