Por unanimidade, Câmara aprova criação do Prêmio “Maria Muro Pozzobon” em homenagem à mulher votuporanguense

A Câmara Municipal de Votuporanga aprovou por unanimidade na 37ª Sessão Ordinária realizada na última segunda-feira (16/10), do Projeto de Resolução de autoria da Mesa Diretora, que atende Indicação da vereadora Jezebel Silva e da Procuradoria Especial da Mulher, que cria o Prêmio “Maria Muro Pozzobon” em homenagem à mulher votuporanguense. A aprovação foi comemorada, especialmente pelas vereadoras votuporanguenses que destacaram ser mais um importante passo para reconhecimento e representatividade femininas.
A iniciativa aprovada institui a homenagem anual a uma mulher votuporanguense que tenha se destacado durante os 12 meses anteriores nos campos político, econômico, social e profissional, ou que tenha prestado relevantes serviços à comunidade, com o objetivo de valorizar a mulher no contexto da cidadania no município.
Segundo o projeto, o prêmio será entregue anualmente em sessão ordinária que ocorrer durante a semana do dia 8 de março, Dia Internacional da Mulher. Na solenidade, poderão ser desenvolvidas atividades artísticas e culturais que divulguem as conquistas da mulher nos campos políticos, econômico e social, bem como atividades que desenvolvam a compreensão sobre o papel da mulher na sociedade, rompendo preconceitos e ideias estereotipadas, além de ações preventivas sobre a violência dirigida à mulher.
A escolha da homenageada se dará através de indicação oficial de um nome por cada um dos vereadores, a ser encaminhada à Procuradoria Especial da Mulher da Câmara Municipal até o dia 1º de dezembro de cada ano. A Procuradoria realizará a seleção do nome dentre as indicações e encaminhará por ofício à Mesa Diretora, que apresentará o respectivo projeto de decreto legislativo, a ser deliberado pelo plenário em tempo hábil.
Maria Muro Pozzobon
O Fundo Social de Solidariedade do Município foi criado em junho de 1983, na gestão do Prefeito Mario Pozzobon. Na condição de 1ª dama do município, Dona Maria Muro Pozzobon assumiu a presidência, onde permaneceu até 31 de dezembro de 1988, e entrou para a historia como sua primeira presidente e como aquela que deixou um legado de realizações em prol da população carente e das instituições assistenciais sequer igualado por suas sucessoras.
Foi a primeira e única primeira dama e Presidente do Fundo Social de Solidariedade homenageada por iniciativa das próprias entidades assistências de Votuporanga, que lhe ofereceram uma festa com recursos próprios, reconhecendo a sua esplendorosa atuação.
Voltou a ocupar a presidência do FSS na gestão do Prefeito Atílio Pozzobon Neto, seu filho, no período de 01 de janeiro de 1997 a 31 de dezembro de 2000.
A concessão de insígnia de Honra ao Mérito por esta Câmara Municipal em reconhecimento aos relevantes serviços que prestou à comunidade votuporanguense através do Decreto Legislativo nº 08/88 e o invejável curriculum que o subsidiaram, tornam dispensáveis maiores considerações.
Ao falecer em 05 de janeiro deste ano Votuporanga perdeu uma das suas maiores colaboradoras, uma das mais solidárias de suas filhas, que muita, mas muita falta fará à nossa comunidade.