Atletas de natação da Avonat são homenageados com Voto de Congratulação pelo vereador Jura e pela Câmara Municipal

O estímulo, entusiasmo e reconhecimento aos benefícios do esporte são frequentes no parlamento de Votuporanga. São vários os exemplos de votuporanguenses dedicados que brilham nas mais diferentes modalidades no Brasil e mundo, que elevam o nome do nosso município e que recebem o justo olhar de agradecimento da Câmara Municipal. Nesta segunda-feira (13/11), não foi diferente.
A 41ª Sessão do ano foi marcada pela concessão de Voto de Congratulação a todos os integrantes do Centro de Formação de Natação/Avonat-Associação Votuporanguense de Natação/Unifev/Secretaria Municipal de Esportes e Lazer pelo belíssimo desempenho em provas disputadas recentemente. A autoria da homenagem partiu do vereador Jura que destaca o grande trabalho realizado por atletas e seus treinadores.
“O Centro de Formação de Natação da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer, através da Associação Votuporanguense de Natação-AVONAT e Unifev vem se empenhando no treinamento e desenvolvimento dos atletas, das mais variadas faixas etárias. Todo esse trabalho em conjunto que envolve a Diretoria, Comissão Técnica e os atletas, vem colocando a equipe de Votuporanga em referência no esporte, conquistando assim, cada vez mais espaço no cenário esportivo, como aconteceu no último dia 21, onde a equipe conquistou a vice-liderança no quadro geral de medalhas no 4º Torneio Regional Pré-Mirim a Sênior, realizado em nossa cidade, com um total de 147 medalhas”, comenta o vereador na justificativa.
Nessa etapa, participaram 7 equipes de diversas cidades, cerca de 190 atletas e Votuporanga foi representada por 42 atletas que se destacaram nas diversas modalidades competidas.
Além do brilhantismo conquistado no 4º Torneio Regional Pré-Mirim a Sênior, Votuporanga se destacou mais uma vez no cenário da natação nacional, no maior evento de natação do País. Disputando o Meeting Paralímpico de Natação Loterias Caixa, nos dias 2 e 3 de novembro no Centro de Treinamento Paralímpico, na capital Paulista, os atletas paralímpicos ERIC BAILON DE OLIVEIRA, classe S8, e KEVEN SIMÕES MILANI classe S6, disputaram 5 provas e conquistaram 5 medalhas de ouro, naquele que é considerado o mais importante campeonato da Natação Paralímpica Nacional, reunindo vários atletas medalhistas paralímpicos.
E devemos citar também as conquistas obtidas na competição Troféu José Finkel de Natação, sediado pelo Esporte Clube Pinheiros, entre os dias 31/10 e 04/11, na capital paulista, e três atletas do Centro de Formação de Votuporanga/ Secretaria de Esportes/UNIFEV/Avonat/Noroaço, sendo eles Eric Kenji Toma Silveira, Rick Endrew de Souza e Jéssica de Oliveira do Amaral obtiveram índice para participação, cujos tempos obtidos foram válidos para definir a Seleção Brasileira de Natação que representará o Brasil no Mundial do Catar em 2024.
“A participação dos atletas só foi possível pelo patrocínio da Dra. Silvia Provasi, cirurgiã bucomaxilofacial, que custeou as despesas com transporte e alimentação dos atletas, ficando a Prefeitura Municipal responsável pelo pagamento das inscrições e alojamento. O grande destaque foi o nadador Eric Kenji Toma da Silveira, que se classificou para a Final B do importante campeonato, conquistando o 14° melhor tempo da Competição, demonstrando seu excelente nível técnico atual, tendo feito final no Campeonato Brasileiro, Campeonato Paulista e Jogos Abertos do Interior neste ano na sua categoria. Os atletas Rick Endrew e Jéssica ainda são atletas da categoria juvenil, mas ambos têm se destacado nas competições oficiais em suas categorias, e são grandes promessas para o futuro da natação local. Considerando a importância que o Centro de Formação de Natação – AVONAT tem para a comunidade, onde é oferecido pela Prefeitura Municipal através da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer de forma gratuita para a população, uma equipe técnica capacitada para lapidar talentos e trabalhar a importância do esporte com crianças e adolescentes, que levam para fora das piscinas, a disciplina, o comprometimento e a garra para superar limites”.