Câmara aprova por unanimidade a Concessão de Insígnia de Honra ao Mérito ao engenheiro Mamede Abou Dehn Jr.

A 45ª Sessão da Câmara Municipal de Votuporanga, realizada na noite da última segunda-feira (11/12) teve como um dos destaques a aprovação por unanimidade do Projeto de Decreto Legislativo Nº 4/2023. De autoria do vereador Osmair Ferrari, o texto estabelece a Concessão de Insígnia de Honra ao Mérito ao engenheiro Mamede Abou Dehn Júnior, a maior honraria concedida pelo Poder Legislativo aos nascidos em Votuporanga, pelos relevantes serviços prestados ao Município.
Segundo Osmair, vereador autor do projeto, o engenheiro Mamede Abou Dehn Júnior merece a honraria pelo destaque na profissão e nas atividades e liderança na classe, principalmente a presidência em exercício do Crea-SP. A entrega da Insígnia de Honra ao Mérito ainda não tem data marcada, mas será feita em Sessão Solene que será agendada pelo presidente da Câmara, o vereador Daniel David.
O homenageado
Mamede Abou Dehn Júnior, votuporanguense, nasceu em 28 de junho de 1988, mesmo dia do seu pai, o saudoso Mamede do Lanche, que por mais de 25 anos trabalhou na esquina das Ruas Acre e Amazonas. Leninha, sua mãe, professora há 30 anos, ensinou gerações de votuporanguenses.
Seu irmão, Pedro Augusto Abou Dehn, é engenheiro e empresário do ramo de alimentação. Pai do pequeno Théo, fruto de seu casamento com a médica, também votuporanguense, Júlia Beneduzzi Pignatari. A história de sua família remonta os primeiros anos de Votuporanga, tendo se instalado aqui, chegados do Líbano, em 1948.
Criado em Votuporanga até o final de sua adolescência, estudou em diversas escolas, que lhe deram formação e base para alçar voos mais altos. Formou-se em Engenharia de Produção pela Universidade Estadual de Maringá e em Engenharia Civil pela Unifev. Especializado em Empreendedorismo e Inovação Tecnológica nas Engenharias pela Unesp e é mestrando em Ciências Ambientais pela Universidade Brasil, além de diversos congressos e cursos por todo o país.
Sempre atento aos que estão à sua volta, teve forte influência associativista, participando de grêmios estudantis, Empresas Juniores e em 2014 se juntou à SEARVO – Associação dos Engenheiros, Arquitetos e Agrônomos da Região de Votuporanga, por convite de seu amigo Rafael Salerno. Lá foi presidente de 2017 à 2019 e trabalhou arduamente para valorizar os profissionais da engenharia e trazer segurança à sociedade por meio dos trabalhos técnicos.
A SEARVO o projetou estadualmente, levando-o até o Crea-SP – Conselho Regional de Engenharia, Agronomia e Geociências do Estado de São Paulo – onde, em 2019, coordenou o CDER – Colégio Estadual de Entidades de Classe – e foi além, sendo coordenador adjunto do Fórum Nacional dos Colégios de Entidades Regionais.
Tornou-se Conselheiro no ano de 2020, ano em que coordenou a Comissão Eleitoral Regional de São Paulo, em 2021 foi Diretor de Relações Institucionais, Diretor Administrativo em 2022 e chegando à Vice-Presidência em 2023, assumindo como Presidente em Exercício de agosto à novembro – o mais alto cargo da engenharia paulista. Trabalhou em diversos setores da engenharia, desde projetos, obras e consultorias, entre várias, ajudou a construir o sonho da moradia de quase 2 mil famílias. Atualmente continua se dedicando à engenharia, além de estar sempre buscando conhecer novas iniciativas e trabalhar na solução simples de problemas para trazer melhor condição de vida às pessoas.
Com uma ampla atuação em obras de interiores, projetos de engenharia e otimização de obras civis de habitação, defendo o associativismo e a atuação política como meios de contribuição para a valorização profissional e a fiscalização do exercício legal das profissões como garantia de um mercado justo em oportunidades para os profissionais que se qualificam e dedicam pela segurança da população.