Fortalecimento das ações de prevenção ao câncer, Prato Solidário e a criação do Parque das Artes marcam 1º mandato de Sueli Friósi Lopes

Sueli Friósi Lopes, enfermeira experiente, mãe, avó e desde 2021 uma das três vereadoras que tomaram posse e entraram para a história ao formar a maior representatividade feminina na Câmara de Votuporanga desde a sua primeira legislatura em janeiro de 1948. A parlamentar chega ao quarto e último ano de seu primeiro mandato na Casa de Leis com uma extensa lista de trabalhos realizados, que resultaram em conquistas e melhorias nos mais diversos cenários, com benefícios diretos e indiretos para toda a população votuporanguense, além de posicionamentos firmes que mostraram a força de sua personalidade e das suas convicções.
No dia a dia do Poder Legislativo, a atuação de Sueli Friósi se faz presente em votações e análises de projetos e temas importantes. Em maio de 2023, foi a primeira vereadora da história a assumir como líder de Governo na Câmara, posição que defendeu até julho do mesmo ano. Entre 2021 e 2022, foi importante na formação da Mesa Diretora da Casa, quando ocupou a cadeira de 3ª Secretária.
Sueli Friósi também participou ativamente da criação e foi a primeira vereadora a ser Procuradora Especial da Mulher da Câmara Municipal de Votuporanga, entre 2021 a 2023. Vale destacar que Procuradoria Especial da Mulher é constituída pela bancada feminina, contando com uma Procuradora da Mulher e até duas Procuradoras Adjuntas. Entre as atribuições, estão: Zelar pela participação efetiva das vereadoras nos órgãos e nas atividades da Câmara; receber, examinar e encaminhar aos órgãos competentes denúncias de violências e discriminação contra a mulher; Propor, acompanhar e fiscalizar a execução de programas; entre outros.
Nos três primeiros anos de legislatura e neste princípio de último ano de mandato, Sueli tem como autora na Câmara o total de 638 proposituras registradas. Entre as quais, 191 são indicações, 338 ofícios e 27 requerimentos com solicitações de informações, sugestões, críticas e pedidos de soluções para as demandas da população em praticamente todos os bairros da cidade. Sueli também é autora de 19 projetos de lei e de um projeto de lei complementar. Desse total, oito hoje são leis ordinárias em vigor no município. Entre essas leis, a inclusão da Feira do Artesanato e do Parque das Artes no Calendário Oficial de Eventos do Município, da lei que trata da disponibilidade de atendimento eletrônico áudio visual em clínicas e hospitais, entre outros.
Trabalhos e conquistas
Entre as indicações e posicionamentos, Sueli sempre destacou a importância da medicina preventiva. Ela é voz incansável para a participação popular em mutirão de exames, campanhas de vacinação e, em destaque, teve atuação especial na articulação de vindas a Votuporanga da Unidade Móvel do Hospital de Amor de Barretos para exames preventivos ao Câncer de Mama e ao de Colo de Útero, com amplo trabalho de conscientização para que as mulheres se atentassem sobre a importância de aproveitar a oportunidade. Com isso, diagnósticos precoces foram detectados e várias vidas foram salvas em nosso município. Sueli Friósi também lembra e destaca a sua participação atuante durante a “guerra” travada contra o novo coronavírus.
“Entendo que o eu trabalho foi importante principalmente para o período de vulnerabilidade da população devido à pandemia do Covid-19. Por exemplo, por meio de uma indicação nossa foi implantado o Ambulatório Pós-Covid da Secretaria de Saúde. Também solicitamos através do deputado Carlão Pignatari a antecipação de vacinação contra a doença para as gestantes. Naquele período de crise, trabalhamos juntamente com o Fundo Social, através da presidente e primeira-dama Rose Seba, para realização do projeto Prato Solidário. Conseguimos também através do deputado Carlão Pignatari a destinação de 500 cestas básicas para as famílias em vulnerabilidade”, comenta a vereadora.
Além do período da pandemia, Sueli Friósi destaca como conquista outro trabalho realizado junto ao deputado Carlão Pignatari que possibilitou recursos para a instalação de placas fotovoltaicas para produção de energia limpa nas entidades de assistência social. “Também conseguimos colocar no Calendário Oficial da cidade o Parque das Artes, com o Food Parque e a Feira de Artesanato, para a população ter uma diversão a mais, e contribuir com o giro financeiro da cidade. Também conseguimos verbas por meio do deputado Campos Machado, para reforma do Centro de Convivência do Idoso da Vila Paes, uma demanda antiga dos nossos munícipes da Melhor Idade. Dentro de uma indicação importante para o meio ambiente, solicitamos uma Usina de Tratamento de Resíduos Sólidos juntamente com as demandas básicas nas secretarias da Saúde, Planejamento, Obras, SAEV Ambiental, Cidade, Assistência Social, Fundo de Solidariedade, Educação, Gabinete, enfim, sempre com diálogo importante entre o Executivo e essa vereadora, num trabalho em parceria onde a população sempre foi privilegiada!”, destaca Sueli Friósi.
Para 2024, Sueli afirma que segue firme na defesa de suas convicções e de melhorias para toda a cidade. “Vou continuar focando na prevenção ao câncer, um trabalho que já venho fazendo e continuarei juntamente com as equipes do Hospital do Amor, diminuindo assim nossos índices da doença. Quero estar mais presente nas ações da Procuradoria da Mulher da Câmara Municipal, atendendo as mulheres vítimas de violência doméstica. Trabalhar em conjunto com as outras vereadoras, pontuando assim o diferencial do olhar feminino na política da cidade. Também vou buscar o incentivo à profissionalização de mulheres vítimas de violência doméstica, para a conquista e construção de sua independência financeira. Vou continuar contribuindo para a implantação do desfavelamento, juntamente com a liderança local. Enfim, 2024 é um ano de muito trabalho em favor da população”.