Vereador Jura apresenta pedido para a criação em Votuporanga de um “Centro de Operação de Emergência Municipal de Combate à Dengue”

Preocupado com as questões que envolvem e afetam diretamente a saúde pública da nossa população, especialmente nesse período de preocupação das autoridades pelo avanço da Dengue, incluindo em tipo mais perigoso, o vereador Jura apresentou uma indicação que busca dar suporte para tratar do avanço da doença. Por meio da Indicação Nº 80/2024, o vereador sugere ao Poder Executivo, por meio da Secretaria Municipal de Saúde a criação em Votuporanga de um “Centro de Operação de Emergência Municipal (COEM) de Combate à Dengue”.
Em sua justificativa, Jura explica que o COEM seria colocado em atuação para realizar o monitoramento epidemiológico no município, informando diariamente a situação da dengue, orientando e intensificando as tomadas de decisões e implantando ações de combate e prevenção à doença, que apresenta uma “explosão” de casos em Votuporanga. “É muito importante se permitir maior agilidade no monitoramento e analise do cenário da dengue, evitando com isso o avanço da doença e fornecer apoio técnico e administrativo necessário ao seu funcionamento. Nossa sugestão traz ao COEM tarefas como planejar, organizar, coordenar e controlar as medidas a serem empregadas. Articular as ações de enfrentamento e divulgar para a população informações, com o objetivo de estimular a participação voluntaria da sociedade no combate ao mosquito da dengue. O COEM se faz necessário também já que é importante para atender as regiões do município mais atingidas, eliminar criadouros evitando com isso a proliferação de casos”, destaca o vereador Jura.
Ainda segundo o vereador Jura, a “instituição do COEM reforça a capacidade de mobilização e significa um estágio de mais estrutura, antecipando situações de emergência e a mobilização deve ser coordenada pelo COEM, Secretaria Municipal de Saúde e Vigilância Sanitária, setores administrativos, e composição técnica: Secretaria Municipal de Educação / CEMEIs e CEMs, Diretoria Regional de Educação / Escolas Estaduais, Tiro de Guerra, ETEC, IFESP, Vigilância Sanitária, etc”, explica o vereador.