Em viagem a São Paulo, Jezebel Silva, Nilton Santiago e Professor Djalma solicitam recursos para infraestrutura e saúde pública de Votuporanga

O meio de semana foi de muito trabalho e reuniões importantes em São Paulo para a comitiva votuporanguense composta pelos vereadores Jezebel Silva e Professor Djalma (Podemos) e Nilton Santiago (MDB). Os parlamentares participaram de importantes reuniões na Assembleia Legislativa, onde apresentaram ofícios para deputados estaduais em que pedem a liberação de recursos, via emendas parlamentares, para importantes demandas do município, especialmente nas áreas de saúde pública e infraestrutura.
Por meio do Ofício Nº 350/2024, os parlamentares solicitaram ao deputado Dr. Eduardo Nóbrega emenda parlamentar no valor de R$200 mil para custeio de obras de infraestrutura em nosso Município. “Um dos instrumentos mais importantes para viabilizar economicamente o Município, são as emendas parlamentares, que são tão necessárias neste momento, principalmente pelas fortes chuvas que acometeram nossa cidade nos últimos meses, deixando muitos estragos”, apontam os vereadores em sua justificativa.
Também ao deputado Dr. Eduardo Nóbrega, no Ofício Nº 348/2024, devidamente protocolado em seu gabinete, Jezebel, Santiago e Djalma solicitaram emenda parlamentar também no valor de R$ 200 mil para custeio da Secretaria Municipal de Saúde de Votuporanga. Segundo eles, “recursos para a aquisição de medicamentos e aparelhos são essenciais para uma estrutura adequada e atendimento de qualidade aos munícipes”.
Já no gabinete do deputado estadual Sebastião Santos, os vereadores votuporanguenses, por meio do Ofício 365/2024, também solicitaram a liberação de recursos, R$ 200 mil, para ser destinado ao Setor de Controle de Endemias e Zoonoses, da Secretaria Municipal de Saúde. O recurso, especificadamente, será para o combate de animais peçonhentos (escorpião).
“Solicitamos o recurso por conta do perigo da proliferação de escorpiões em nosso município, que vem representando um grave problema de saúde pública, com crescente número de acidentes. Esse pleito vem de encontro com os anseios e das necessidades da Secretaria Municipal de Saúde, e o auxílio do governo estadual, através de seus representantes, contribui significativamente para melhorar os atendimentos oferecidos aos munícipes”.
Os vereadores Jezebel Silva, Nilton Santiago e Professor Djalma também aproveitaram a viagem oficial à capital paulista para apresentar aos deputados estaduais outras solicitações, desta vez assinadas individualmente.

Nilton Santiago
O vereador Nilton Santiago, por exemplo, esteve no gabinete do deputado estadual Helinho Zanata, onde apresentou pedido de emenda parlamentar de R$ 300 mil a serem destinados para a Secretaria Municipal de Saúde, para combater pragas urbanas através da Vigilância Ambiental. “As pragas urbanas têm por características biológicas o alto índice de resistência e a adaptação sobre os mais diversos meios. É válido ressaltar que são muitas as doenças causadas pelas pragas urbanas. A principal delas, atualmente, é a dengue, o que agrava a situação, pois, em nosso Município, já foram registrados cinco casos de Dengue Sorotipo 3, que estava há mais de quinze anos sem causar epidemia no país”, aponta Nilton Santiago na justificativa do pedido.

Professor Djalma
Por sua vez, o Professor Djalma, por meio do Ofício Nº 370/2024, solicitou ao deputado Sebastião Santos recursos em torno de R$ 100 mil visando a aquisição de um veículo utilitário para a Entidade Assistencial Instituto do Deficiente Áudio Visual de Votuporanga – IDAV, “visto que, a mesma presta relevante serviço para nossa cidade no que tange ao desenvolvimento das políticas públicas sócio/assistenciais”. Atualmente, o IDAV tem cerca de 30 assistidos de ambos os sexos, sendo a única instituição do Município que é voltada para esse público. “Desta forma, peço que o deputado intervenha junto ao orçamento do Governo Estadual objetivando a destinação do referido valor para o Idav, para assim melhorar e ampliar seu consagrado trabalho em face dos assistidos e familiares”.

Jezebel Silva
A vereadora Jezebel Silva também protocolou suas próprias solicitações aos deputados estaduais Dr. Eduardo Nóbrega e Sebastião Santos. A parlamentar, por meio dos Ofícios Nº 367 e Nº368/2024 solicitou a possibilidade de liberação de recursos, também via emendas parlamentares, no valor de R$ 350 mil.
Segundo Jezebel, em sua justificativa, o recurso será utilizado para aquisição de veículo adaptado para transporte de passageiros com necessidades especiais e mobilidade reduzida, que será utilizado nas ações da Secretaria Municipal de Assistência Social, visando suprir a necessidade de famílias carentes.