Vereador Chandelly apresenta pedidos de recursos para melhorias na proteção animal, saúde pública e assistência social de Votuporanga

(Núcleo de Comunicação)O vereador Chandelly Protetor teve agenda agitada de compromissos nesse meio de semana em viagem oficial a São Paulo. Em visita a vários gabinetes de deputados estaduais na Assembleia Legislativa, o parlamentar votuporanguense estreitou relações e apresentou demandas da nossa cidade. Por meio de ofícios protocolou pedidos de centenas de reais em emendas parlamentares para melhorias na proteção animal, saúde pública e assistência social de Votuporanga.Como tem sido de costume, Chandelly foi muito bem-recebido no gabinete do ex-prefeito de Votuporanga e deputado estadual Carlão Pignatari.Por meio do Ofício 356/2024, Chandelly apresentou a solicitação para a liberação de R$ 150 mil em recursos do orçamento estadual, objetivando a aquisição de um veículo utilitário para uso exclusivo do CPVA – Centro de Proteção da Vida Animal para o recolhimento de animais que vivem em situação de rua. “Comprar um veículo é de um custo muito alto e geralmente impede a Prefeitura de disponibilizar recursos”, justifica o vereador no ofício.O vereador Chandelly também apresentou pedidos relacionados à causa animal e saúde pública. Ao deputado estadual Vitão do Cachorrão, Chandelly solicita R$ 100 mil para serviço de castração animal para cães e gatos. “Essa emenda será aplicada em compras de equipamentos técnicos e cirúrgico para castração, além da realização de mutirões de castrações, o que acarretará no aumento em número de vagas de castração ofertadas à população e aos protetores de animais, bem como atender pessoas de baixa renda”, explica o vereador.Ao deputado Alex de Madureira, Chandelly Protetor solicita a liberação, também por meio de emenda parlamentar, de R$ 100 mil para a criação de um banco rações no CPVA. “O recurso irá garantir a segurança alimentar dos animais acolhidos, reduzir os custos com alimentação e ampliar o alcance das ações de proteção animal”.Frente ParlamentarTambém em São Paulo, na quinta-feira (29/02), a convite do deputado Carlão Pignatari, o vereador Chandelly participou do lançamento da Frente Parlamentar em Defesa dos Animais Domésticos.A Frente, criada em novembro do ano passado, recebeu o apoio imediato de 47 deputados e deputadas da Alesp, de diferentes partidos. É uma das maiores frentes da legislatura atual. No quarto mandato como deputado estadual, Carlão Pignatari já criou sete frentes sobre diferentes temas, entre eles meio ambiente e sustentabilidade, saúde, turismo e assistência social. Atualmente, ele é membro de outras duas frentes, nas áreas do cooperativismo e regularização fundiária.Para Chandelly, a importância da Frente está na criação de uma força estadual em prol de políticas públicas para os animais. “É uma forma de trabalhar com os prefeitos, vereadores e entidades de proteção para coibir o abandono e a crueldade de animais. É mobilizar toda a classe política, as instituições e sociedade civil sobre o tema”, disse ele.De acordo com Chandelly, a Frente também “será uma forma de fiscalizar e cobrar, bem como realizar um trabalho em conjunto para ouvir ideias e propor projetos de leis nos âmbitos estadual e municipal”. “As políticas mais urgentes que temos no setor são a castração de animais, a educação e conscientização dos tutores, e o combate aos maus-tratos”, disse. Para participar da Frente, é só entrar em contato com o gabinete do deputado Carlão Pignatari.

CAPSiE a missão de Chandelly nos corredores da Alesp não visou apenas recursos para a causa da proteção animal, pelo contrário. Como grande representante dos direitos da população autista e da inclusão, Chandelly também solicitou recursos importantes, no valor de R$ 100 mil, para a aquisição de equipamentos para o CAPSi – Centro de Atenção Psicossocial Infanto-Juvenil de Votuporanga.Chandelly destaca que a instalação do CAPSi em nosso município foi de grande valia porque muitas famílias tinham que viajar com seus filhos menores para outras cidades da região em busca de tratamento e o transtorno é imensurável.“O CAPSi é um ambiente de atenção Psicossocial Infanto-juvenil que têm por missão oferecer atenção integral a crianças e adolescentes em sofrimento psíquico com transtornos mentais graves e persistentes, inclusive pelo uso de substâncias psicoativas e oferece serviços como: consulta psiquiatra, atendimento psicológico, fonoaudiologia, atendimento com enfermeiros, e oficinas terapêuticas, psicopedagogos, entre outros profissionais”, destaca o vereador.Recanto Tia MarlenePor meio do Ofício nº 357/2024, o vereador Chandelly também objetivou recursos fundamentais para a assistência social, por meio do trabalho altamente reconhecido da entidade AFUPACE – Associação Fraterna da União dos Pais e Amigos das Crianças Especiais – “Recanto Tia Marlene”, que é uma instituição assistencial filantrópica, sem fins lucrativos, concebida por pais de pessoas especiais, fundada em 22 de janeiro de 1996. O Recanto Tia Marlene, segundo o vereador, há duras penas tem melhorado suas estruturas físicas e de pessoal para atender demanda que só cresce, inclusive tem recebido solicitação de vagas de cidades da região que não conta com o serviço especializado, atendendo aproximadamente 55 pessoas com deficiência múltipla, intelectual e autismo, tendo hoje fila de espera de mais de 36 pessoas.“Para absorver tal demanda é necessário, além de aumentar seu corpo de funcionários, ainda promover ampliações suficientes para absorver tal demanda. Desta forma, dirigimo-nos a vossa excelência para que intervenha junto ao orçamento do Governo Estadual objetivando a destinação de emenda parlamentar no valor de R$100 mil para o Recanto Tia Marlene. E assim, melhorar e ampliar seu consagrado trabalho em face dos assistidos e familiares”, justifica Chandelly no ofício apresentado no gabinete do deputado Capitão Telhada.