A Câmara Municipal de Votuporanga realizou na noite desta segunda-feira, dia 05, mais uma sessão ordinária do atual ano legislativo.
Após a solenidade de entrega do troféu Mulher Destaque “Maria Muro Pozzobon”, a Câmara prosseguiu com a sessão ordinária com a leitura do expediente, pronunciamento dos vereadores e a discussão e votação de projetos de lei que estavam previstos na Ordem do Dia.
Entre as matérias discutidas e aprovadas, está o projeto de lei número 24/2024, de autoria do vereador Mehde Meidão Slaiman Kanso que dispõe sobre a denominação de rua Alzimiro Brantis a atual rua projetada 4, localizada no Condomínio Athenas II.
Durante a votação da matéria, o vereador Meidão fez a leitura do histórico de vida do homenageado, destacando principalmente o seu trabalho em prol ao desenvolvimento de Votuporanga e a cidade vizinha de Parisi – onde ele foi prefeito.
HISTÓRICO ALZIMIRO BRANTIS
Alzimiro Brantis, nasceu no dia 16 de maio de 1937, na cidade de Palmares Paulista – SP, filho de Joaquim Brantis e Maria Germano, separado, tinha 66 anos de idade, foi Vereador na Câmara Municipal de Votuporanga, na 7ª Legislatura, de 01/02/1973 A 31/01/1977, 8ª LEGISLATURA – 01/02/1977 A 31/01/1983 e 9ª LEGISLATURA – 01/02/1983 A 31/12/1988, vindo a ser o primeiro Prefeito eleito pelo povo na cidade de Parisi.
Logo após tomar posse como Prefeito, no ano de 1989 o senhor Alzimiro Brantis criou a Comissão emancipadora de Parisi e deu início ao processo de Emancipação que terminou em outubro de 1991, quando os moradores do então Distrito de Parisi, foram às urnas e votaram, em maioria, pela mudança de Parisi para Município, e nesse momento a cidade deixou de ser Distrito de Alvares Florence, subordinado ao Município de Votuporanga, no dia 30 de dezembro de 1991, através do Decreto Lei Estadual nº 7644, o Distrito de Parisi é elevado à categoria de Município, desmembrado de Votuporanga.
No ano seguinte aconteceu a primeira eleição para Prefeito e Vereadores, ao qual o prefeito eleito foi Alzimiro Brantis e Antônio Prette conhecido por Belinha como seu vice e os Vereadores eleitos.
Alzimiro Brantis, era uma pessoa simples de palavras simples, mas que entendia e se fazia muito presente em todas as necessidades da população, entendendo que ali deveria ser construída a história de uma cidade e uma nova sociedade e com esse ato benemérito beneficiou a população local, e as famílias que viviam em áreas rurais, ao emancipar o município de Parisi, aumentou a ocupação territorial e também o nível de atividade econômica local, bem como os serviços prestados à população.
Dada a relevância dessa ação, Alzimiro Brantis, continuou exercendo um papel de contribuidor daquele município pujante, bem como no dia 21 de abril de 2005 veio a falecer através de algumas complicações em sua saúde, na Santa Casa de Misericórdia de Votuporanga – SP.