Câmara aprova projeto do Poder Executivo para liberação de crédito de R$ 1,3 mi para aquisição de macros medidores da rede de água

A Câmara Municipal de Votuporanga aprovou por unanimidade, na noite desta segunda-feira (11/03), durante a Oitava Sessão Ordinária do ano o Projeto de Lei Nº 51/2024, de autoria do Poder Executivo que dispõe sobre a abertura de crédito adicional no valor de R$ 1.371.000. Os créditos destinam-se a execução de Projetos em parceria com o Fehidro (Fundo Estadual de Recursos Hídricos) através de contratos de financiamentos não reembolsáveis e a importância da aprovação foi justificada por representantes da Saev Ambiental e da Prefeitura em audiência pública pouco antes do início da sessão.
O recurso será utilizado para a aquisição de macros medidores para o controle de perdas nos sistemas de captação e reserva de água no Município. Segundo o que foi apresentado como justificativa, a aquisição de macros medidores se deve “à demanda de aprimoramento da gestão dos recursos hídricos, visando garantir o uso sustentável da água e promovera eficiência na sua distribuição, objetivando a diminuição de perdas dos sistemas”.
Geralmente, os macros medidores são instalados na entrada e saída de adutoras e/ou reservatórios, permitindo a comparação entre o volume de água que é distribuído em determinado setor com o que é consumido pelos clientes. Com essas informações, é possível mapear o consumo de várias localidades e inferir, por exemplo, quais os setores em que a perda é maior, permitindo identificar vazamentos, intervenções rápidas e minimização dos impactos na distribuição de água do município.
Além desse uso, o projeto também contempla a “Implantação de Melhorias na Distribuição de Água e na Coleta de Esgotos no Bairro Rural Vila Cruzeiro”. A Vila Cruzeiro é uma comunidade rural composta por 11 residências e uma
igreja, totalizando aproximadamente 35 pessoas. Atualmente, enfrenta diversos problemas relacionados ao fornecimento de água potável e tratamento de esgoto, afetando diretamente a qualidade de vida e saúde dos moradores e o projeto aprovado pelos vereadores deve reverter esse cenário.
O recurso adicional também prevê a execução dos serviços de melhoria na eficiência do tratamento do efluente na Estação de Tratamento de Esgotos localizado no Distrito de Simonsen, reparando possíveis vazamentos na Lagoa Facultativa, assim como, realizar a manutenção preventiva de Lagoa Anaeróbia e de tubos de interligação dos sistemas entre as lagoas.