Vereador Meidão celebra pedido atendido para início da obra de interligação de avenidas entre os bairros São Cosme e Jardim Universitário

A Câmara Municipal de Votuporanga se fez presente, por meio dos vereadores Missionária Edinalva, Meidão, Osmair Ferrari e Jura, na cerimônia de anúncio da obra de interligação da Avenida Anastácio Lasso (São Cosme) com a Avenida Sebastião Vaz de Oliveira (Jardim Universitário), realizada no final da tarde desta terça-feira (19/03). Em seu discurso, o prefeito Jorger Seba afirmou que a obra é um sonho antigo que ganhou força no final do ano passado, após solicitação apresentada por meio de indicação do Meidão.
Por sua vez, Meidão afirmou que “o bairro São Cosme finalmente será ligado ao restante da cidade por uma grande avenida que começa no bairro e irá até a avenida Paulino das Neves, no prolongamento da avenida Wilson Foz. Um grande trabalho que será realizado pelo prefeito Jorge e deve colaborar com o progresso de toda essa região”. Meidão discursou como representante do Legislativo na cerimônia, que também contou com presenças de secretários municipais, moradores, lideranças, autoridades e a imprensa.
Também foi feita a leitura da Indicação Nº 614/2023, apresentada por Meidão em dezembro do ano passado, que destaca que o vereador solicitou na época que o prefeito Jorge Seba, por meio da Secretaria Municipal de Planejamento, promovesse a interligação das avenidas Sebastião Vaz de Oliveira e Anastácio Lasso. Em sua justificativa na indicação agora atendida, Meidão destaca que “cabe a Secretaria Municipal de Planejamento promover a organização municipal no que tange ao aspecto urbanístico com espaços e equipamentos urbanos que sejam necessariamente compatíveis e interdependentes com o meio ambiente ecologicamente equilibrado. Nesse contexto e na prerrogativa de representante do povo votuporanguense, o vereador propõe a interligação, uma vez que a travessia do Córrego Marinheirinho, ligando a avenida Anastácio Lasso (São Cosme) à avenida Sebastião Vaz de Oliveira (Jardim Universitário) irá proporcionar não só a integração de um bairro isolado (S. Cosme/Damião) às Zonas Leste e Norte do Município, como também a obra pode proporcionar a barragem de assoreamento, protegendo nossa Represa de Abastecimento de Água da Saev”.

A obra
Segundo a Prefeitura de Votuporanga, a primeira etapa da obra será realizada pela Saev Ambiental. De acordo com o superintendente da autarquia, Gustavo Vilela, que também participou do anúncio, será construída uma barragem de recebimento, amortecimento e equalização das águas de chuvas, no entorno do Córrego Marinheiro, no trecho localizado à montante da Represa Municipal de Captação “Prefeito Luiz De Haro.
O valor desta primeira fase da obra, no que se refere à Saev Ambiental, está previsto em R$ 5.950.698,85, conforme edital de abertura de licitação que será publicado no Diário Oficial do Município. O prazo para a execução desta obra é de até 12 meses. A obra de interligação evita também que derramamentos de óleo, por meio de possíveis acidentes na rodovia Euclides da Cunha, cheguem até a Represa Municipal. Concluída a construção da barragem, posteriormente segue-se para a etapa de asfalto, calçamento e iluminação que resultará em melhorias na mobilidade urbana, criando, assim, uma grande via no entorno do linhão, ligando toda a região norte a leste da cidade.