Câmara aprova por unanimidade o projeto de denominação de Rua Creusa Donizete Simões Balduino

Foi votado e aprovado por unanimidade na 13ª Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Votuporanga desta segunda-feira (15/04) o Projeto de Lei Nº 54/2024, que passa a denominar Rua Creusa Donizete Simões Balduino, a atual Rua Projetada 02, localizada no Parque Vida Nova Votuporanga III.
A votação e aprovação do projeto foram acompanhadas de perto por amigos e familiares presentes nas galerias do Palácio 8 de Agosto. “Tia Creuza, como era conhecida, foi uma mãe amorosa, esposa dedicada e amiga leal. Seu sorriso caloroso e seu coração generoso iluminaram as vidas daqueles que a cercavam. Seu legado de bondade e compaixão ecoará eternamente nas memórias daqueles que tiveram o privilégio de conhecê-la. Faleceu aos com 57 anos, no dia 14 de outubro de 2020, sendo mais uma vítima da Covid-19. Pela sua relevante contribuição para o Município, entendemos que o nome dessa saudosa munícipe seja perpetuado com a denominação de uma via pública em nossa cidade, preservando assim a sua memória para as presentes e futuras gerações”, destaca a justificativa do texto.

Histórico
“A Sra. Creuza Donizete Simão Balduino, mais conhecida como Tia Creusa nasceu na cidade Neves Paulista, no dia 23 de junho de 1963. Filha de José Benedito Simão e de Helena Sandrin Simão. Mudou-se para Votuporanga em 15/12/97 com seus familiares. Foi casada com Juraci Balduino, e tiveram 3 filhas: Erica Cristina Balduino do Nascimento casada com André Luiz do Nascimento, netos Gabriella Balduino Bras e João André Balduino do Nascimento e bisneto Henrique Bras da Silva; Kelen Fabiana Balduino casada com Igor Washington de Souza, tendo os netos Felipe Balduino de Souza e Júlia Balduino de Souza; e por último Eliara Jane Balduino, que casou -se com Fabrício Aparecido Bizuti, netos Fabrício Gabriel Balduino Bizuti e Lorenzo Balduino Bizuti.
A sua filha mais nova Eliara serviu esta Casa de Leis, como estagiária na recepção, no período de novembro de 2005 à agosto de 2008. Tia Creuza possuía um vasto círculo de amizades, era atenciosa e sempre disposta a auxiliar o próximo. Sempre demonstrou grande devoção religiosa, frequentando no princípio, a igreja católica, na paróquia Santa Joana, onde se dedicava entre outras coisas, ao apoio ao grupo Vicentinos por meio da distribuição cestas básicas e ajuda às pessoas mais necessitadas.
Mais tarde, convidada a conhecer o contexto evangélico, foi muito bem acolhida na Igreja Avivamento Eterno, onde foi recebida calorosamente pelo Pastor Presidente Júlio César Santos – pastor Juninho e por seus membros, o que motivou a sua permanência. Gradualmente passou a se envolver com os diferentes grupos da igreja, fixando no Círculo de Oração e Ministério de Música Louvor Eterno.
Como marco histórico, especialmente pela sua sensibilidade e expertise em lidar com questões ligadas ao amor ao próximo e apoio aos menos favorecidos, pôde contribuir na organização da Assistência Social da Igreja Avivamento Eterno. Nesse papel, coordenou a distribuição de cestas básicas e ajuda aos mais carentes, não somente os membros da igreja, mas também das pessoas da comunidade em seu entorno”.