Vereador Nilton Santiago pede emenda parlamentar de R$ 100 mil para Vigilância Ambiental de Votuporanga

O vereador Nilton Santiago (MDB) esteve em São Paulo nesta semana, em audiência com o deputado estadual Carlão Pignatari solicitando uma emenda parlamentar no valor de R$ 100 mil para reforçar as ações da Vigilância Ambiental no combate às pragas urbanas.

Em audiência na Assembleia Legislativa, o vereador entregou nas mãos do deputado o documento que destaca a importância do recurso para a Secretaria Municipal de Saúde e sublinha o impacto das políticas urbanas na saúde pública.

Conforme o vereador, as pragas urbanas apresentam alta resistência e capacidade de adaptação a diferentes ambientes, o que dificulta sua erradicação. O texto explica que o ambiente urbano, com suas condições de umidade, oferta de alimentos e espaços baldios, torna-se um habitat ideal para a proteção de espécies, especialmente durante o verão.

Um dos principais alertas é sobre a dengue. A cidade de Votuporanga já registrou cinco casos do sorotipo 3 da doença em 2024, o que agrava a preocupação, visto que esse sorotipo não circula há mais de 15 anos no país e pode causar uma nova epidemia.
“O trabalho de Vigilância Ambiental é fundamental para proteger a saúde de nossa comunidade, mas, para isso, precisamos intensificar as ações”, justificou o vereador no documento entregue ao deputado.

A Câmara Municipal aguarda o posicionamento do parlamentar sobre a possibilidade de viabilizar a emenda e estimular os esforços no combate às pragas que ameaçam a população. O pedido reflete a preocupação com a saúde pública e a necessidade de medidas preventivas diante do aumento de doenças transmitidas por vetores urbanos.

Contexto e próximos passos:

A dengue, uma das maiores dificuldades sanitárias no Brasil, é agravada pela presença de criadouros em áreas urbanas. O recurso proposto será essencial para o fortalecimento das ações de controle e prevenção, como aplicação de inseticidas, educação ambiental e eliminação de criados.

Pular para o conteúdo