Vereadores visitam obras de desassoreamento da represa da Saev de Votuporanga

Os vereadores Daniel David – presidente da Câmara Municipal de Votuporanga, Marcão Braz e sargento Marcos Moreno estiveram junto com o prefeito Jorge Seba e também do deputado estadual Carlão Pignatari e do superintendente da Saev Ambiental, Luciano Passoni, visitando as obras de desassoreamento da represa municipal, que iniciou uma nova etapa.
As obras de desassoreamento da Represa Municipal “Prefeito Luiz Garcia De Haro” avançam com a chegada de duas escavadeiras hidráulicas, um conjunto de embarcada, um barco rebocador, uma balsa e três caminhões, do Programa “Rios Vivos”, do Governo do Estado de São Paulo, por meio do Consórcio Schunck e Anastácio.
O Programa “Rios Vivos” é liderado pela SP Águas – Agência de Águas do Estado de São Paulo. Na visita desta manhã, estiveram diretores da agência acompanhando essa nova etapa da obra.

Votuporanga faz parte deste programa de revitalização e sustentabilidade hídrica, graças ao intermédio do deputado estadual Carlão Pignatari.

O Programa “Rios Vivos” encaminhou à Represa Municipal máquinas e operários, sem custo para a Prefeitura de Votuporanga e para a Saev Ambiental.

Nesta nova etapa, que contempla Votuporanga e Américo de Campos, o serviço deve ser concluído em seis meses e o valor é de R$ 2.901.807,58. Na Represa Municipal será realizado os serviços de limpeza e desassoreamento.

Desde a inauguração em 1970, a Represa Municipal sofre, ao longo dos anos, com o acúmulo de areia devido às ações humanas, fenômenos naturais e casos fortuitos.

Assim, o processo de desassoreamento gera benefícios imediatos, tais como o aumento do espaço de armazenamento da água e a desobstrução de nascentes que estavam assoreadas.

Há mais de cinco décadas, o volume original de armazenamento da Represa de Captação era de 906.781,20 m³ de água.

Em 2021, de acordo com dados do estudo batimétrico, realizado pela Saev Ambiental, este volume de armazenamento caiu para 332.540,70 m³ de água.

“O objetivo principal da Saev Ambiental nesta obra de desassoreamento é de que a Represa Municipal volte, após a conclusão total do desassoreamento, a operar com uma capacidade de armazenamento de pelo menos 700.000,00 m³ de água”, afirmou o superintendente da Saev Ambiental, Luciano Passoni.

“Essa obra de desassoreamento, além de muito importante, é aguardada há tantos anos pelos moradores e, finalmente, estamos tirando do papel. Com o desassoreamento da Represa Municipal é possível aumentar a capacidade de armazenamento de água”, afirmou o prefeito de Votuporanga, Jorge Seba.

Para o presidente da Câmara “é um marco importante para nossa cidade, a represa da Saev abastece nosso município e necessita dessas obras de desassoreamento para aumentar sua capacidade e logo, será mais um cartão postal de Votuporanga”, destacou Daniel David.

Pular para o conteúdo