Thiago Gualberto apresenta projeto para criação de Dia Municipal da Conscientização da Doença de Parkinson✍️✅✅

O vereador Thiago Gualberto apresentou durante a sessão da Câmara desta segunda-feira (25/04) o Projeto de Lei Nº 51/2022, para que seja instituído o “Dia da Conscientização da Doença de Parkinson” a ser celebrado anualmente no dia 11 de abril. Caso aprovada, a data será incluída no Calendário de Eventos do Município.
Segundo Thiago, o intuito da instituição do dia é para que o município tenha conscientização sobre como lidar e tratar das pessoas com a Doença de Parkinson.
Em sua justificativa no projeto, o vereador aponta que o texto está em consonância com a lei federal que institui o mês de abril como o mês da conscientização da Doença de Parkinson. “A doença degenerativa, crônica e progressiva afeta funções primordiais do corpo, como os movimentos e equilíbrio, e causa lentidão na mobilidade, tremores, diminuição dos reflexos, além de efeitos como depressão, alteração do sono entre outros. A doença vai alterando e corrompendo o sistema nervoso central, fazendo com que a transmissão de mensagens entre as células nervosas seja comprometida”.
Ainda segundo a justificativa do projeto, a estimativa é que a doença acometa praticamente 1% dos indivíduos acima de 65 anos de idade. A cura ainda não foi alcançada, mas há estudos em nível experimental que buscam alternativas de tratamento e até mesmo a cura. A doença é assim denominada em homenagem ao médico britânico James Parkinson, que publicou a primeira descrição detalhada da doença em 1817 na obra An Essay on the Shaking Palsy.
Entre as campanhas de conscientização estão o Dia Mundial da Doença de Parkinson, realizado a 11 de abril, na data de aniversário de James Parkinson, e a utilização de uma tulipa vermelha como símbolo da doença. “Sendo assim, em razão da relevância do tema, pedimos o apoio dos Nobres Vereadores para a aprovação do presente Projeto de Lei para colaborarmos na conscientização da população e incentivar a promoção de qualidade de vida aos portadores da Doença de Parkinson”.