De iniciativa de Meidão, Câmara aprova denominação de Rua Saadh Karfan Kablan Salloume em Votuporanga

A 31ª Sessão da Câmara Municipal de Votuporanga, realizada nesta segunda-feira (04/09), foi marcada por justas homanagens a saudosos votuporanguenses que deixaram sua marca na vida da comunidade. Um dos atos teve como autor o vereador Mehde Meidão Slaiman Kanso que apresentou o Projeto de Lei Nº 83/2023, aprovado por unanimidade, que passa a denominar como rua Saadh Karfan Kablan Salloume, a atual Rua Projetada 08, no Loteamento Jardim Athenas II, em Votuporanga.

Histórico
“SAADH KARFAN KABLAN SALLOUME, era natural de Takalahem, Síria, sendo filha de KARFAN KABLAN SALLOUME e de SALMA FOIAD, sendo que, nasceu em 20 de junho de 1926 e faleceu em 09 de junho de 1987. Foi casada com WASSIF JAMIL ANTONIOS SALLOUME, com quem teve os filhos MASSEM, MAHASSENE, JAMILE, JAMIL, LEILA e MARTHA.

“Essa saudosa munícipe síria junto com seu marido e a colônia síria sempre participaram da história e do progresso de Votuporanga, sendo que, sempre foi dona de casa, mas foi uma heroína na criação dos 6 (seis) filhos e no trabalho doméstico. ADRIANO PEDRO ASSI, que foi pioneiro chegando em Votuporanga dois anos antes de sua fundação, montou olarias em sua propriedade rural, onde forneceu tijolos para a construção de nossa cidade. MIGUEL SALLOM, que residiu nesta propriedade até seu falecimento.

WASSIF JAMIL ANTONIOS SALLOUME e MASSEM MIHSENE SALLOUME, com atividades comerciais. KHALIL AL AS, foi residente na Rua Santa Catarina, transformando-a em rua comercial. MOHAMED IBRAHIM ASSE, que teve um dos primeiros comércios (Bazar Damasco) na Rua Amazonas. MAKHUL SALLOUM, que residiu na Vila Marin com seus familiares até seu falecimento. Também houveram outros sírios que por aqui passaram e por um motivo ou outro mudaram-se para outros Municípios.

No seu falecimento SAADH KARFAN KABLAN SALLOUME deixou muita saudade, principalmente, pelo seu valor cultural, pois, era uma mulher sábia. Diante da importância dessa saudosa munícipe que sempre contribuiu para o progresso que ora vivenciamos, entendemos ser justo que seu nome seja perpetuado com a denominação de uma via pública, objetivando que seu nome seja preservado entre as presentes e futuras gerações”, aponta o projeto de Mehde Meidão.