Câmara Municipal de Votuporanga aprova projeto de iniciativa de Meidão que passa a denominar Recepção Legislativa “Vereador Hermes Riva”

Entre os projetos de lei e projetos de resolução analisados, votados e aprovados pelos vereadores e vereadoras votuporanguenses na noite desta segunda-feira (29/01), durante a realização da 2ª Sessão Ordinária de 2024, os parlamentares aprovaram uma proposta de autoria do vereador Mehde Meidão Slaiman Kanso que homenageia um grande cidadão votuporanguense com rica história e envolvimento na economia, comércio e política locais. Foi aprovado o Projeto de Resolução Nº 1/2024 que passa a denominar Recepção Legislativa “Vereador Hermes Riva”.
A recepção é ponto de acolhida dos visitantes do Palácio 8 de Agosto, destinada ao atendimento público e instalada entre as Alas Administrativa e Parlamentar. Em sua justificativa, Meidão destacou o saudoso homenageado “como cidadão extremamente ativo e presente em todos os movimentos que visavam o crescimento e progresso de Votuporanga. Hermes Riva foi eleito para exercer a digna função de Vereador, onde atuou brilhantemente na 8ª Legislatura desta Casa de Leis, no período de 01 de fevereiro de 1977 até 31 de janeiro de 1983. Uma de suas principais bandeiras na atuação parlamentar dentro desta Casa Legislativa foi lutar pela expansão do Município para o setor sul de nossa cidade. Também era um grande pai e amigo, sempre presente para dar conselho aqueles que o procuravam”, destacou.
O homenageado faleceu em 14 de setembro de 2004, aos 70 anos de idade, deixando um grande legado de trabalho.
VEREADOR HERMES RIVA
HERMES RIVA nasceu em Potirendaba, São Paulo, em 31 de outubro de 1933, filho de José Silvestre Riva e Astrogolda Zaina Riva, tendo nos avós paternos descendência italiana e nos avós maternos origem austríaca. Em fevereiro de 1943, juntamente com seus pais e irmãos Leonel, Rômulo e Ivana, se estabeleceram de forma definitiva em Votuporanga, tendo como o seu último endereço na cidade a Rua Ponta Porã, 1212, no Bairro San Remo.
Para ajudar o pai, trabalhou ainda jovem como engraxate na praça central e no Bar Paramount. Cursou ciclo básico de ensino no Grupo Escolar e Ginásio na Escola Uzenir Coelho Zeitune, onde hoje está a Prefeitura Municipal. Trabalhou na loja de ferragens Casa do Escudeiro até 1954, quando foi admitido no Banco Paulista do Comércio S.A. e em seguida foi contratado, em 1956 para atuar no Banco Bandeirantes do Comércio S.A., onde encerrou sua carreira bancária em Neves Paulista em 1961.
Nesse mesmo ano, com o irmão Leonel, fundou a Colchoaria Bandeirantes, precursora do tradicional comércio Móveis Bandeirantes, loja de grande requinte e com qualidade em seus produtos oferecidos aos clientes votuporanguenses e de toda a região.
Em 1969, habilitou-se em técnico em contabilidade pelo Colégio Comercial. Na década de 1970 deu início à atividade agropecuária tendo sucessivas pequenas propriedades para a produção de café, leite e de gado de corte. Em 1979 foi declarado fundador da Sociedade Brasileira de Defesa da Fauna e Flora.
Na política, também na década de 1970, participou da fundação do Movimento Democrático Brasileiro, o MDB. Vereador, onde atuou brilhantemente na 8ª Legislatura desta Casa de Leis, no período de 01 de fevereiro de 1977 até 31 de janeiro de 1983. Uma de suas principais bandeiras na atuação parlamentar dentro desta Casa Legislativa foi lutar pela expansão do Município para o setor sul de nossa cidade. Entre as suas propostas visionárias teve a de trazer o fornecimento de água do Rio São José dos Dourados para Votuporanga, bem como sugeriu ao governador da época a instalação de eletricidade para a linha férrea de Votuporanga a Araraquara.
Também era um grande pai e amigo sempre presente para dar conselho aqueles que o procuravam. Casou-se com a Senhora MARIA LUIZA DA COSTA RIVA no dia 14 de setembro de 1958 sendo pai de FRANCISCO SILVESTRE RIVA, PAULO SÉRGIO RIVA e PEDRO LUIZ RIVA. O homenageado faleceu em 28 de junho de 2004, aos 70 anos de idade, deixando um grande legado de trabalho.
Pelas razões expostas, entendemos ser justo que o saudoso munícipe e Vereador HERMES RIVA, tenha seu nome perpetuado nesta Casa de Leis com a denominação de nossa “Recepção Legislativa, para que a sua memória esteja sempre presente junto as presentes e futuras gerações”.