Professor Djalma pede que Secretaria de Esportes e Lazer disponibilize aulas de capoeira adaptada para portadores de necessidades especiais e autistas

Sempre atuante nas causas relacionadas à melhora da qualidade de vida dos votuporanguenses portadores de necessidades especiais e autistas, o vereador Professor Djalma apresentou na última semana uma solicitação endereçada à Secretaria Municipal de Esportes e Lazer, especialmente ao secretário da pasta, Marcelo Stringari, em que pede sejam disponibilizadas aulas de capoeira adaptada para aquele público. Segundo o parlamentar, a capoeira inclusiva é uma modalidade adaptada para atender às necessidades de pessoas com diferentes tipos de deficiência e permite que todos possam participar e se beneficiar da prática, independentemente de suas habilidades físicas ou cognitivas.
O pedido foi protocolado no Poder Legislativo e encaminhado para apreciação do Poder Executivo por meio da Indicação N.º 67/2024. O professor Djalma destaca que cabe ao poder público municipal promover medidas que visem incentivar a prática de esporte e lazer de nossa população, principalmente, nos bairros periféricos, com o objetivo de proporcionar melhor qualidade de vida e evitar o estresse, além de outras doenças relacionadas ao sedentarismo.
“A capoeira é uma arte marcial afro-brasileira que combina música, jogo e luta. oferecendo diversos benefícios para a saúde física e mental, como: Melhora da coordenação motora, força e flexibilidade; Aumento da autoestima e confiança; Desenvolvimento de habilidades sociais e de comunicação; Redução do estresse e da ansiedade. Considerando esse contexto e atendendo solicitação de munícipes que procuraram este vereador, solicito ao Poder Executivo que disponibilize aulas de capoeiras inclusivas para portadores de necessidades especiais e autistas, visto que, será de suma importância para a promoção da inclusão social e da qualidade de vida dessas pessoas. Trata-se de ação que permite a participação da população na gestão das políticas públicas da cidade”, destaca em sua justificativa o vereador Professor Djalma.