Presidente da Câmara une esforços ao combate da epidemia de Dengue: “Não é hora de transferir responsabilidades”

A Câmara Municipal de Votuporanga se fez presente nesta sexta-feira (23/02) na entrevista coletiva de imprensa realizada na Prefeitura em que chefe do Poder Executivo, Jorge Seba, assinou o decreto de situação de emergência em saúde pública por conta da epidemia de Dengue na cidade. Representando o Poder Legislativo no ato, o vereador e presidente da Câmara, Daniel David, colocou a Casa de Leis à disposição para que seja propagada a mensagem de união de esforços da sociedade votuporanguense contra essa terrível doença. “Não é hora de transferir responsabilidades. Cada um precisa fazer a sua parte”, comentou.
Daniel David compôs a mesa de autoridades e lideranças ao lado do prefeito, da primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade, Rose Seba, da Secretária Municipal da Saúde, Ivonete Félix e da responsável pela Vigilância Ambiental, Samara Fernandes. Em seu momento de fala, o presidente do Poder Legislativo afirmou que toda a Câmara está unida na luta contra a Dengue, especialmente na divulgação das ações que precisam ser tomadas por todos no combate ao mosquito transmissor.
“É um momento de união ao combate do mosquito transmissor. Prefeitura, vereadores e população, todos precisam estar juntos. Que cada um trabalhe com o vizinho, que cada bairro cuide do seu bairro. Algumas pessoas têm costume de transferir responsabilidade. Não é hora disso. Eu estou aqui representando a Câmara, que por sua vez representa todo o povo de Votuporanga e faço um clamor. Cuide bem da sua casa, do vizinho, do seu quarteirão. Vamos fazer mutirões. A Dengue é um problema que temos que enfrentar. Cuide e ajude o seu vizinho a cuidar. Se o vizinho não se preocupar, denuncie. Cada um tem a sua responsabilidade. A Câmara está junto nessa batalha”, afirma Daniel David.

Epidemia de dengue
Com o crescente número de casos de Dengue em Votuporanga, o prefeito Jorge Seba assinou decreto de situação de emergência em saúde pública nesta sexta-feira (23/2), com a presença da imprensa, em seu Gabinete. O Decreto será publicado em edição extra do Diário Oficial Eletrônico.
De acordo com o Decreto, todos os proprietários de imóveis particulares localizados no perímetro urbano ficam notificados a realizarem a limpeza no prazo de 30 dias. A determinação serve para terrenos particulares com construções inacabadas ou abandonadas, jardins dos prédios particulares desocupados ou abandonados e calçadas defronte aos terrenos particulares.
O Decreto determina, inclusive, que os proprietários procedam à remoção de todo e qualquer tipo de resíduo e capinação, de modo a não propiciar criadouro ou habitáculo de animais e insetos nocivos ao ser humano. O Decreto também autoriza o ingresso forçado em imóveis públicos ou particulares vagos, desabitados ou abandonados, independentemente de prévia autorização dos proprietários, por agente público, regularmente designado e identificado, para efeito de limpeza sob pena de multa conforme legislação vigente.
Dados divulgados pela Secretaria da Saúde de Votuporanga nesta sexta-feira (23/2) contabilizam 475 casos positivos de Dengue neste ano, sendo sete do tipo DENV3, e outros 1.379 estão em investigação. Um óbito também foi registrado este ano, de uma mulher, 71 anos, do São Cosme, e outros quatro estão em investigação, sendo duas mulheres com 74 e 46 anos; e dois homens com 53 e 70 anos. O boletim ainda contabiliza dois casos positivos para Chikungunya e outros três em investigação. (Com informações da Prefeitura)