Historiador Ravel Gimenes fala aos vereadores sobre a importância de ser preservar o Patrimônio Histórico de Votuporanga

A Câmara Municipal de Votuporanga, a conhecida “Casa do Povo Votuporanguense”, é espaço democrático para debates importantes sobre o desenvolvimento da nossa cidade e a preservação dos valores históricos que moldam e constituem a nossa sociedade. Com esses princípios, a Câmara abre espaço em sua tribuna, conforme estabelece o seu Regimento Interno, para que cidadãos possam utilizar a o espaço para amplificar mensagens importantes.
Na 13ª Sessão Ordinária do parlamento municipal de 2024, realizada na segunda-feira (15/04), a tribuna foi aberta para uso do pesquisador e historiador Ravel Gimenes, que em pouco mais de 12 minutos, falou aos vereadores e ao público que acompanhou a sessão sobre a importância de ser preservar o Patrimônio Histórico de Votuporanga.
Por meio de imagens expostas no telão do Plenário “Dr. Octávio Viscardi”, Ravel explicou que patrimônio histórico é composto por todos os bens materiais ou naturais que foram construídos ou preservados ao longo do tempo. Possui forte ligação com a cultura e a identidade local e também possui elementos essenciais para entender como aquela sociedade se desenvolveu, sendo também um instrumento de pesquisa.
Ele também explicou sobre tombamento histórico que é a ação feita pelo Poder Público com medidas legais de preservação que impedem a destruição ou descaracterização de um bem. “A preservação tem a intenção de conservar a memória coletiva por meio da proteção de bens tidos como patrimônios culturais, históricos, arquitetônicos ou ambientais. O tombamento não altera a propriedade do imóvel, apenas toma medidas oficiais para sua conservação”, explicou.
Para ilustrar o seu argumento, o historiador apresentou imagens de patrimônios históricos de Votuporanga, como por exemplo, o complexo da Estação Ferroviária, a Algodoeira Matarazzo, Vila Carvalho, Vila Nirvana, Vespa Hotel, Cine Votuporanga, Mercado Modelo, Almoxarifado Municipal, a Praça São Bento, Palácio da Justiça – Cartório Eleitoral – e Catedral Nossa Senhora Aparecida.

Ravel Gimenes
Apaixonado por fotografia, história e Votuporanga, o votuporanguense Ravel Gimenes é Graduado em Sistemas de Informação UNIFEV (2004), Especialização em Planejamento, Implementação e Gestão da EAD UFF (2016), Formação de Mediadores de Educação para Patrimônio e Capacitação de Agentes Culturais UFC (2020), especialização em Fotografia UNIARA (2021) e Guia de Turismo ETEC (2023). Consultor técnico da Mega On Line – Software, além de pesquisador acerca da história de Votuporanga e do Noroeste Paulista, participou de diversos projetos, exposições e workshops relacionados a fotografia. Destes se destacam o projeto Nikon School de Fotografia, e a realização das Exposições Fotográficas Votuporanga em Foco: 80 e 85 Anos. Autor do livro “Votuporanga e Seus Personagens” e revisor historiográfico do livro físico e e-book “A História de Votuporanga para Crianças”.
É membro do Instituto Histórico Geográfico e Genealógico de São José do Rio Preto/SP (IHGG), Jornalista e Repórter Fotográfico. É mantenedor do projeto Votuporanga Antiga, cujo foco central e difundir imagens, pesquisas e preservação sobre a cidade de Votuporanga nas mídias sociais.